Portugal vai assinar acordo energético com a Arábia Saudita, um “parceiro fiável”

Governo português quer mais ligação à Arábia Saudita, que descreve como um parceiro “fiável”, nas áreas do hidrogénio verde, renováveis e da “fiabilidade e segurança dos sistemas energéticos”.

Portugal e a Arábia Saudita – “um dos fornecedores de petróleo bruto e um parceiro fiável”, descrição do Governo – vão reforçar a cooperação bilateral com a assinatura, “num futuro próximo”, de um memorando de entendimento na área da energia. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, na sequência de uma reunião virtual de Duarte Cordeiro com o ministro da Energia do reino saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman.

Neste encontro, de acordo com uma nota enviada às redações pela tutela, os dois responsáveis políticos enfatizaram a importância de “apoiar a estabilidade dos mercados globais de energia [e] incentivar o diálogo e a colaboração entre países produtores e consumidores”, destacando, por outro lado, a “necessidade de garantir a segurança do abastecimento de energia”.

“Os ministros salientaram a importância de cooperar em muitos domínios relacionados com a energia: hidrogénio verde, energias renováveis (e integração na rede de eletricidade de fontes renováveis), comércio de energia e interconexões internacionais, assim como fiabilidade e segurança dos sistemas energéticos”, lê-se no mesmo documento.

A próxima Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27) está agendada para Sharm El-Sheikh, no Egito, de 6 a 18 de novembro. Uma ocasião que será aproveitada, ainda de acordo com o Executivo português, para ser aprofundado o tema da transição energética, para responder aos atuais desafios na área da energia e também do clima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai assinar acordo energético com a Arábia Saudita, um “parceiro fiável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião