BRANDS' ECO Tecnologia ao serviço da internacionalização empresarial
A AEP, através do projeto Next Challenge Asia, vai apoiar as PME portuguesas que pretendam traçar uma estratégia de internacionalização com o Japão, a Coreia do Sul e a China.
O Next Challenge Asia é um projeto promovido pela AEP e cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, que visa apoiar as PME portuguesas a diversificarem os seus mercados de exportação em três países com potencial económico – o Japão, a Coreia do Sul e a China.
Para atingir os objetivos, a AEP delineou uma série de atividades de capacitação das PME portuguesas e de promoção dos produtos portugueses nos mercados em destaque para o projeto.
Dentro das atividades propostas inclui-se o lançamento de três ferramentas digitais de utilização totalmente gratuita, que permitem aos empresários diagnosticar o interesse dos mercados, avaliar o grau de preparação da empresa para iniciar a internacionalização e delinear uma estratégia para fazê-lo com sucesso.
A Business Intelligence é a primeira dessas ferramentas e dedica-se à caracterização dos três mercados, de forma a permitir às empresas comparar e identificar oportunidades e características chaves de cada um, a fim de auxiliar na tomada de decisão.
Através da Business Knowledge, segunda ferramenta do projeto, é possível diagnosticar o nível de preparação atual (no que diz respeito aos fatores críticos de sucesso) para a iniciação de um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores precisam apenas de responder a um inquérito sobre seis tópicos essenciais – conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional.
A terceira ferramenta disponível no projeto é a Business Strategy e dedica-se à preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e do estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resulta uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.
Estas ferramentas podem ser utilizadas em separado ou em conjunto, sendo que a utilização das três assegura uma tomada de decisão mais eficiente e completa.
Como complemento, e de forma a reforçar o objetivo de munir as PME de informação relevante para todo este processo, o projeto disponibiliza ainda de forma gratuita Guias Digitais com informação relevante sobre os países, tais como a cultura empresarial, oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados ou apoios e incentivos de que as empresas podem beneficiar.
O projeto Next Challenge Asia destina-se a micro e PMEs portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia), no entanto as ferramentas são de utilização gratuita e podem ser acedidas por todos os empresários, independentemente da fileira que representam. Pode encontrar os conteúdos aqui.
Portugal Premium Experience: Os produtos portugueses em destaque
No âmbito do projeto está prevista a realização de quatro ações de promoção dos produtos portugueses – uma em cada um dos três mercados-alvo e outra delas já realizada em Portugal, em outubro deste ano, no Portugal Premium Experience.
O Portugal Premium Experience trouxe a Portugal cerca de 30 potenciais parceiros de negócio japoneses, sul-coreanos e chineses, para um programa de três dias, onde puderam contactar com empresários portugueses, visitar fábricas e empresas, participar em palestras, workshops setoriais e sessões de networking.
Para 2023 estão previstas ações de promoção do Portugal Premium Experience em Tóquio, Seul e Pequim, em datas a anunciar brevemente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tecnologia ao serviço da internacionalização empresarial
{{ noCommentsLabel }}