Supremo Tribunal de Justiça nega recurso de Sócrates sobre sorteio da Operação Marquês

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a decisão da Relação de não levar a julgamento o juiz Carlos Alexandre pela suposta manipulação no sorteio da Operação Marquês.

Esta quarta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a decisão de não levar a julgamento o juiz do Tribunal de Instrução Criminal Carlos Alexandre, avançou a SIC. Em causa estava uma suposta manipulação no sorteio da Operação Marquês. A decisão foi tomada esta quarta-feira.

Desta forma, o STJ entende que não houve manipulação no sorteio e nega o recurso apresentado pela defesa do ex-primeiro ministro José Sócrates, que tinha recorrido do acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa.

José Sócrates foi acusado no processo Operação Marquês pelo Ministério Público, em 2017, de 31 crimes, designadamente corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas na decisão instrutória, em 9 de abril de 2021, o juiz Ivo Rosa decidiu ilibar José Sócrates de 25 dos 31 crimes, pronunciando-o para julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supremo Tribunal de Justiça nega recurso de Sócrates sobre sorteio da Operação Marquês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião