Espanhóis vão gastar mais de 700 euros no Natal
De acordo com um estudo de Oney, as famílias espanholas vão gastar mais de 700 euros nas compras de Natal. As empresas aproveitam esta altura para fazerem as 'compras mistério' e 'ADN emocional'.
Como todos os anos, as empresas estão a preparar-se para as compras de Natal, que duram até 6 de Janeiro e estão ligadas às vendas de Inverno. Este 2022, apesar da instabilidade económica e política, as intenções de despesa estão a valores semelhantes aos de 2021, noticia a Servimedia.
Especificamente, estima-se que cada agregado familiar espanhol irá gastar uma média de 779 euros, de acordo com um estudo realizado pela Oney com inquéritos da IO Research. Dos inquiridos, 7,3% esperam gastar consideravelmente mais do que em 2021, 22% esperam gastar um pouco menos e 4,2% consideravelmente menos. Presentes, comida e bebida são os principais artigos, com 238 e 214 euros respetivamente.
Para assegurar o cumprimento destes números, os estabelecimentos, lojas e grandes plataformas de comércio eletrónico utilizam várias técnicas e analisam os pontos que podem melhorar para aumentar as vendas e maximizar os lucros na reta final do ano.
Entre as mais comummente utilizadas estão as compras mistério, que consistem numa visita ao ponto de venda por um profissional que se faz passar por cliente e recolhe informações valiosas para melhorar e reconverter os negócios. De acordo com a IO Research, as empresas que mais pontuam nas avaliações de compras mistério são as que estão a fazer o melhor.
Por exemplo, os clientes que são bem recebidos quando entram em lojas aumentam a sua satisfação com o espaço e o produto em 1,7 pontos. Estudos derivados desta técnica também detetaram que os produtos recém lançados não são incluídos no campo de vendas durante as primeiras semanas em 45% das ocasiões, o que torna este um problema a ser melhorado em muitas empresas espanholas. Os melhores resultados da utilização de compras misteriosas direcionadas vêm quando os gerentes de lojas sabem o que e quando será o caso de medição.
Conhecer o comprador
Para aumentar as vendas, saber como são os consumidores é fundamental, especialmente na construção da mensagem promocional, pois saber como irão reagir aos diferentes estímulos pode levar à compra final.
Para as conhecer em profundidade, existem técnicas como o ADN Emocional, um teste genérico de entre 29 e 59 perguntas que os inquiridos respondem em aproximadamente 3 minutos. Os resultados procuram determinar as tendências de uma pessoa quando se trata de comprar, tomar decisões ou mesmo votar.
Saber como são os consumidores e como reagirão aos diferentes estímulos não é tarefa fácil, pois existem 36,9 mil milhões de perfis emocionais diferentes, mas numa primeira divisão existem os semelhantes e os infiéis. Os dois representam 30% dos compradores respetivamente, deixando os restantes 40% para os consumidores em trânsito, que navegam entre os dois comportamentos.
Um consumidor com o mesmo espírito demonstrará lealdade na medida em que a marca o nutre. Além disso, independentemente do estímulo direto recebido, valorizarão o sentimento de pertença a um determinado grupo.
Por outro lado, os utilizadores infiéis são ‘irracionais, espontâneos’ e até impulsivos. Tendem a juntar-se para a ocasião, mas perdem-se imediatamente a si próprios. Os utilizadores infiéis são aqueles que alimentam a feroz concorrência e os desvios que as marcas frequentemente fazem face a resultados medíocres.
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