Portagens deverão aumentar cerca de 5% em 2023 após travão do Governo
Intenção do Executivo é definir limite para o aumento das portagens em 2023 acima dos 2% que foi aplicado às rendas, mas abaixo dos 9% a 10% propostos pelas concessionárias com a inflação.
As portagens deverão aumentar cerca de 5% em 2023, já depois da intervenção do Governo. Isto é cerca de metade do aumento que as concessionárias propuseram em novembro, com base na evolução da inflação, e que o Executivo recusou, avança esta quarta-feira oJornal de Negócios.
De acordo com o jornal, a intenção do Governo passa por definir um limite máximo para o aumento das portagens em 2023 acima do travão de 2% que foi aplicado às rendas, mas abaixo dos 9% a 10% propostos pelas concessionárias. Na semana passada, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, já tinha garantido que as portagens não iam aumentar em linha com a inflação, repetindo a promessa que já tinha sido feita pelo primeiro-ministro, António Costa.
As concessionárias de autoestradas tinham até ao dia 15 de novembro para comunicar ao Governo as suas propostas de preços para 2023, tendo depois o Estado 30 dias para se pronunciar. O Executivo e as concessionárias têm reunido para definir o limite, bem como os princípios da compensação, sendo que os detalhes deste último poderão apenas ficar fechados no início do próximo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portagens deverão aumentar cerca de 5% em 2023 após travão do Governo
{{ noCommentsLabel }}