Marido jura “envolvimento zero” da secretária de Estado da Agricultura no caso que levou a arresto de contas bancárias
Marido da nova secretária de Estado da Agricultura, ex-autarca de Vinhais, garante que a mulher tem “envolvimento zero” no caso em que é investigado e que levou a um arresto de bens.
Carla Alves, a nova secretária de Estado da Agricultura, tem uma conta bancária arrestada na sequência de uma investigação judicial que envolve o marido, Américo Pereira, confirmou este último. “O envolvimento da minha mulher [no caso] é zero”, garante o ex-presidente da Câmara de Vinhais, numa altura em que uma nova nomeação de António Costa para o Governo volta a ser salpicada por polémica.
“O envolvimento da minha mulher é zero. É só porque é a minha mulher. É uma autêntica vergonha. Se alguém estiver casado com um homem ou mulher que queira exercer funções [governativas] e um deles seja arguido, tem de se divorciar. Ela não tem nada a ver com este assunto“, afirmou Américo Pereira em declarações transmitidas pela RTP 3.
Segundo o ex-autarca, a sua mulher “já reagiu e disse que esse assunto não é dela, diz respeito ao cidadão Américo Pereira, e que quer sair fora do processo”.
Citando os dados da investigação a que teve acesso, o Correio da Manhã refere que, quando o segredo bancário foi levantado, a Polícia Judiciária constatou a discrepância entre os rendimentos declarados e os efetivos nas contas do antigo presidente da Câmara de Vinhais. A investigação está relacionada com “um acordo em 2006 com um empresário local, o reitor do seminário, no sentido de que a aquisição de terrenos se fizesse de forma a que pudessem ser beneficiados”, segundo explicou Américo Pereira.
“O assunto é meu e vou defender-me”, disse o antigo autarca, que diz que foi acusado apenas no ano passado de ter cometido três crimes. Em cima da mesa estarão possíveis crimes de corrupção ativa e prevaricação, segundo o Ministério Público, que pediu o julgamento do ex-autarca, marido da recém-empossada governante, que não foi acusada neste processo.
Sem explicar as discrepâncias detetadas nas suas contas, Américo Pereira avançou apenas que “o processo está organizadinho, a defesa está toda preparada”. “Tenho as justificações todas nos dossiês, não há qualquer entrada [nas contas] ilícita“, garantiu.
Américo Pereira revelou que há uma única conta que foi arrestada e da qual mulher é titular consigo. “Acabou por tocar na minha mulher, assunto com o qual não tem rigorosamente nada a ver”, reforçou.
(Notícia atualizada às 13h27)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marido jura “envolvimento zero” da secretária de Estado da Agricultura no caso que levou a arresto de contas bancárias
{{ noCommentsLabel }}