Taxas de transporte marítimo no Mar Negro disparam

  • ECO Seguros
  • 8 Janeiro 2023

Prémios de risco de guerra aumentaram em mais de 20%. A atividade no Mar Negro é essencial para a expedição de cereais, petróleo e produtos petrolíferos.

Os custos de contratação de navios para transportar mercadorias no Mar Negro aumentaram em mais de um quinto desde o início do ano, refletindo taxas de seguro de risco de guerra mais elevadas, segundo fontes do setor.

O Mar Negro é crucial para o transporte de cereais, petróleo e produtos petrolíferos. As suas águas são partilhadas pela Bulgária, Geórgia, Roménia e Turquia, assim como pela Rússia e Ucrânia.

Desde 1 de janeiro, quando as apólices são renovadas, as resseguradoras que fornecem proteção financeira às companhias de seguros têm acrescentado exclusões para navios e aviões para a Bielorrússia, Rússia e Ucrânia.

Seis fontes de seguros, que comentaram à Reuters sob condição de anonimato, afirmaram que um êxodo de resseguradoras do mercado tinha aumentado preocupações sobre o risco de apreensão de navios pela Rússia e as responsabilidades relacionadas com a guerra na Ucrânia, incluindo minas flutuantes ou navios que ficaram presos em portos durante longos períodos.

Desde a introdução das exclusões, este ano, as seguradoras que fornecem cobertura não terão a proteção do resseguro em caso de grandes sinistros.

As fontes disseram à Reuters que nenhum navio tinha perdido a sua provisão de seguro, mas esperavam taxas mais elevadas, que variariam de acordo com circunstâncias específicas. Os prémios de risco de guerra aumentaram em mais de 20%.

Isto poderá aumentar as pressões inflacionistas, que, no ano passado, atingiram máximos de várias décadas, após a guerra na Ucrânia, levando alguns preços de mercadorias a níveis recorde.

“O efeito (da saída dos resseguradores) está a reduzir a capacidade (de subscrição) no mercado de risco de guerra e determinará que as pessoas pagarão mais este ano“, disse uma fonte de seguros marítimos envolvida.

Os navios têm, normalmente, um seguro de proteção e indemnização, que cobre as reclamações de responsabilidade civil de terceiros, incluindo danos ambientais e sinistros. As apólices separadas, de casco e maquinaria, cobrem os navios contra danos físicos. Além disso, os navios estão cobertos, tipicamente, por apólices anuais de seguro de guerra.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxas de transporte marítimo no Mar Negro disparam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião