Hoje nas notícias: pensões, refugiados ucranianos e alojamento local
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os trabalhadores que se reformaram em setembro e outubro foram excluídos do bónus da meia pena, já que apenas começaram a receber a reforma em novembro. Entre as crianças ucranianas que vieram para Portugal sob a proteção temporária, cerca de 10 mil estão fora do sistema de ensino português. Quanto às medidas para o Alojamento Local, o secretário de Estado admite “aperfeiçoamento”. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
Atrasos da Segurança Social deixam reformados sem bónus na pensão
Atrasos no processamento das pensões por parte da Segurança Social levou a que os trabalhadores que se reformara em setembro e outubro de 2022 sem direito ao bónus de meia pensão, paga em outubro a todos os pensionistas com prestações mensais até 5.318 euros. Isto já que estes pensionistas apenas começaram a receber a prestação em novembro, pelo que ficaram excluídos do bónus.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).
Dez mil crianças ucranianas estão fora do ensino português
Existem cerca de 14.108 menores de idade ucranianos a quem foi concedida proteção temporária em Portugal, mas aproximadamente 10 mil estão fora do ensino português. Alguns estão só no sistema de educação português, outros só no ucraniano e alguns estão em ambos. Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, sinaliza que algumas crianças podem estar no ensino à distância da escola antiga ou recorra às plataformas digitais criadas pelo governo ucraniano.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Secretário de Estado do Turismo admite “aperfeiçoamento” de medidas sobre alojamento local
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, admite que “pode haver aperfeiçoamento” das medidas sobre o alojamento local, inseridas no pacote para a habitação, nomeadamente durante o período de discussão pública. Apesar de sinalizar que podem existir ajustes, o secretário de Estado defende a medida, que diz estar feita no sentido de “garantir o equilíbrio entre habitação e alojamento local”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
Combustíveis nos híperes crescem e já são os mais baratos
São cada vez mais os hipermercados que disponibilizam a venda de combustíveis, numa rede que está a crescer e chegou já aos 300 postos de abastecimento. Estas bombas chegam a ser as mais baratas em 13 distritos do país, sendo que a poupança pode atingir 20 cêntimos por litro da gasolina 95.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Patrões do Minho querem fusão que vale 15% do PIB
A Associação Empresarial do Minho defende a fusão das três comunidades intermunicipais da região — Ave, Cávado e Alto Minho — que em conjunto contribui para cerca de 15% para o PIB, proposta que vai defender junto do ministro da Economia em abril. “A divisão que vemos hoje apenas tem ditado o desperdício de verbas e oportunidades pela assimétrica distribuição de fundos, defende o líder da associação.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: pensões, refugiados ucranianos e alojamento local
{{ noCommentsLabel }}