Preços dos alimentos estão a subir mais em Portugal do que na Zona Euro
Ovos, leite fresco, fruta em conserva, comida de bebé, carne de porco, açúcar, legumes e arroz são os bens que subiram mais em Portugal do que na Zona Euro.
Entre os dez bens e serviços em que os preços subiram mais em Portugal do que na Zona Euro, oito são produtos alimentares. O aumento do custo do transporte dos bens e os preços “historicamente baixos” de alguns produtos são apontados como as causas deste comportamento, segundo responsáveis do setor e da distribuição.
Ovos, leite fresco, fruta em conserva, comida de bebé, carne de porco, açúcar, legumes e arroz são os bens que subiram mais em Portugal do que na Zona Euro, segundo um levantado publicado neste sábado pelo jornal Público. (acesso pago)
A situação contraria o cenário imediatamente antes da atual crise inflacionista: o ritmo a que estavam a crescer os preços dos alimentos em Portugal era menor do que o registado na zona euro. Em outubro de 2021, a inflação nos bens alimentares em Portugal era de 0,5%; na zona euro estava nos 1,8%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços dos alimentos estão a subir mais em Portugal do que na Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}