BRANDS' TRABALHO Benefícios Flexíveis: atração, retenção e otimização fiscal
Os benefícios oferecidos pelas empresas fazem cada vez mais a diferença na hora de decidir entre duas propostas de trabalho. Verificam-se ganhos ao nível da atração, retenção e otimização fiscal.
É comum falar-se na desafiante missão de atrair e reter o melhor talento, experienciada por muitas empresas portuguesas. Contribuem para este fenómeno o facto de Portugal, de acordo com um estudo da EY, estar no Top 10 das economias mais atrativas e liderar a lista de países melhor posicionados para se trabalhar a partir de casa para uma empresa baseada em qualquer parte do mundo.
Os planos de benefícios oferecidos por cada empresa podem de facto fazer a diferença na hora de considerar uma mudança profissional. Estes benefícios podem assumir diversas formas, podendo ser monetários ou não monetários, definidos de forma transversal para toda a organização ou por função, ou ainda assumirem um caráter flexível.
Cada vez mais empresas veem na criação de planos de benefícios flexíveis a oportunidade de, a partir de um determinado valor investido, maximizar o valor percecionado pelo colaborador. Adicionalmente, ao permitir ao colaborador a seleção dos benefícios que lhe são mais convenientes para a sua fase de vida atual, a empresa está a simplificar a vida do colaborador, resolvendo necessidades reais.
É ainda de destacar que algumas destas opções permitem alcançar uma otimização fiscal, o que pode refletir-se numa maior liquidez para o colaborador. Assim, esta forma de alinhar os objetivos estratégicos de retenção, especialização e motivação da organização com os objetivos do colaborador, traz ganhos significativos quer para as empresas, quer para os colaboradores.
Na hora de implementar ou rever o plano de benefícios da sua empresa, importa assegurar aspetos como: o alinhamento com os objetivos estratégicos de gestão de pessoas da empresa, a capacidade interna de investimento e o feedback dos colaboradores, já recolhido através de estudos de clima ou entrevistas de saída.
Será ainda pertinente contar com a tecnologia como aliada, uma vez que pode facilitar muito o processo de escolha e a gestão das opções disponíveis.
“Como está a minha empresa face às melhores práticas de benefícios no mercado?”, deverá ser uma questão a colocar. “Como assegurar que os benefícios disponibilizados vão ao encontro das preferências dos colaboradores?” será também uma outra reflexão importante a realizar. Estas são apenas algumas das questões que as empresas têm lançado à EY e sobre as quais temos partilhado o nosso advisory.
Dicas por onde começar:
- Benchmark das práticas de mercado – saber não só o que as empresas do setor estão a oferecer, mas também qual a proposta de valor das empresas que recrutam os mesmos perfis, pode fazer a diferença.
- Assessment das Preferências dos Colaboradores – não basta ter uma ideia do que é valorizado, importa assegurar que o investimento feito é maximizado e efetivamente reconhecido como uma mais-valia pelos colaboradores.
- Desenho e Implementação do Plano de Benefícios Flexível – criação do modelo conceptual e business case de suporte à decisão, acompanhado de assessoria fiscal e de segurança social sobre o plano de benefícios flexível a implementar.
Sem dúvida que os benefícios flexíveis vão continuar a ganhar cada vez mais preponderância na proposta de valor das empresas e não devem ser descurados na estratégia de gestão de pessoas do futuro. Se gostaria de criar ou rever a sua estratégia de benefícios, entre em contacto connosco.
Catarina Ciríaco, Senior Consultant EY, People Advisory Services
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