Mercadona vê receitas crescerem 78% em Portugal. Vai investir 280 milhões este ano
Operação em Portugal é deficitária em 50 milhões de euros, uma melhoria face aos 64 milhões de euros registados em 2021. Cadeia aponta equilíbrio para 2024.
A Mercadona fechou o ano passado com um volume de vendas de 737 milhões de euros, uma subida de quase 78% face aos 415 milhões de euros registados no mercado português em 2021, de um total de vendas de 31.041 milhões de euros, um crescimento de 11%. Globalmente, os lucros líquidos da companhia espanhola subiram 5%, para 718 milhões. Em Portugal, mercado onde a empresa já tem 39 lojas, a companhia conta investir este ano 280 milhões de euros na abertura de novas lojas e no bloco logístico de Almeirim.
“Estamos super contentes com Portugal. Estamos cada vez mais portugueses”, garante Juan Roig, CEO da Mercadona, durante a apresentação de contas anuais da cadeia de supermercados espanhola.
No ano passado, a empresa abriu dez lojas, elevando para 39 o número de espaços, num investimento de 140 milhões de euros de um total de 923 milhões.
Para este ano, a companhia estima investir 280 milhões de euros, dos quais 225 milhões no bloco logístico de Almeirim. “No ano que vem abrimos o bloco”, anunciou o responsável. Para este ano, a Mercadona estima adicionar dez novas lojas à rede. “Queríamos adicionar mais, mas falta-nos pessoas e bloco logístico”, refere o CEO.
Apesar da evolução positiva das receitas no mercado nacional, o primeiro de internacionalização da cadeia, a operação é ainda deficitária. “Este ano perdemos em Portugal 50 milhões de euros — no ano anterior esse valor era de 64 milhões de euros. Em 2024 chegaremos ao equilíbrio”, afiança Juan Roig.
No ano passado, a companhia comprou 789 milhões de euros a fornecedores em Portugal. Finalizou o período com 3.500 colaboradores. A empresa contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadona vê receitas crescerem 78% em Portugal. Vai investir 280 milhões este ano
{{ noCommentsLabel }}