Ageas vai vender o negócio de seguros em França
O grupo belga abandona França para se concentrar nos principais mercados da região europeia de que Portugal faz parte relevante. A carteira de seguros é vendida à mutualista Carac.
O grupo internacional Ageas anunciou a venda o seu negócio francês de seguros a La Mutuelle Epargne Retraite Prévoyance Carac (Carac), uma mutualista quase centenária, com mais de 310 mil aderentes, que obteve em 2021 um volume de negócios de 476 milhões de euros. A Carac opera no domínio da poupança, proteção e negócios de pensões, gere cerca de 12,3 mil milhões de euros de ativos, tem 400 trabalhadores e 36 agências em França.
O grupo salientou que a venda se alinha com a estratégia da Ageas de racionalizar a sua carteira europeia e de se concentrar nos seus mercados principais na região, onde se inclui o Grupo Ageas Portugal que detém na área seguradora a Ocidental, a Ageas Seguros, a Médis e a Ageas Vida.
O negócio consiste na alienação das sociedades de seguros de Vida Poupança e Pensões que compõem o Ageas French Life and Pension e que são a Ageas France, Ageas Retraite, Ageas Patrimoine e Sicavonline.
No final de 2022, o perímetro consolidado das atividades da Ageas French Life and Pension representava um Tier 1 sem restrições de 161 milhões de euros, um rácio Solvência II de 216%, provisões técnicas IFRS de 3,9 mil milhões de euros, e um lucro líquido IFRS de 6,1 milhões de euros, anuncia o Grupo Ageas.
A Ageas tem atividades na Europa e na Ásia. Com base na Bélgica opera diretamente no Reino Unido, França, Portugal, Turquia, China, Malásia, Índia, Tailândia, Vietname, Laos, Camboja, Singapura, e Filipinas, através de uma combinação de subsidiárias totalmente detidas e parcerias a longo prazo com instituições financeiras e distribuidores.
O próximo passo no processo de venda será a consulta dos representantes dos trabalhadores em França. Ambas as partes abster-se-ão de qualquer outro comentário até que as negociações estejam concluídas, afirma um comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ageas vai vender o negócio de seguros em França
{{ noCommentsLabel }}