“Não vi ainda demonstração do aumento das margens da distribuição por aí fora”, diz Siza Vieira
O ex-ministro da Economia defende que os preços no produtor estavam até agora “muito baixos” e é por isso "saudável" que exista “alguma correção”.
O antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defende que ainda não viu “demonstração do aumento das margens da distribuição”, em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago). Para o socialista, os preços no produtor estavam até agora “muito baixos” e é por isso “saudável” que exista “alguma correção”.
Siza Vieira salienta os preços no produtor eram muito baixos e o que se verifica agora é que “há uma subida muito grande dos preços dos produtos agrícolas” e dos fatores de produção, superior à inflação. Este aumento de custos acabou assim por ser repercutido nos clientes, naquela que diz ser uma “correção”.
O ex-ministro aponta ainda que os produtores se queixavam dos retalhistas terem muito poder, mas conseguiram agora ganhar mais capacidade negocial. Além do impacto da guerra, viveu-se também uma seca na Europa, pelo que “o preço desses produtos, também pela escassez, sobe no mercado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Não vi ainda demonstração do aumento das margens da distribuição por aí fora”, diz Siza Vieira
{{ noCommentsLabel }}