Tripulantes querem que TAP reverta despedimento coletivo
O sindicato que representa os tripulantes quer que a TAP reintegre cerca de uma dezena de profissionais, tal como acordou fazer em relação aos pilotos.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) quer que a administração da TAP reintegre cerca de 10 tripulantes que foram alvo de um despedimento coletivo, tal como já aceitou fazer em relação aos pilotos.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou na segunda-feira um pré-acordo com a companhia aérea que inclui a “cessação da intenção do despedimento coletivo”. Condição que SNPVAC quer que seja estendida também aos tripulantes. A exigência consta de um comunicado enviado aos associados, a que o ECO teve acesso.
“Tivemos agora conhecimento que, no âmbito de uma negociação encetada com o SPAC, foi acordada uma transação no processo judicial em curso, com vista à impugnação daquele despedimento (Proc. Nº 23393/21.1T8LSB, Juiz 2 do Tribunal de Trabalho de Lisboa), nos termos da qual os Pilotos que foram despedidos serão reintegrados na empresa, com todas as consequências legais”, explica o sindicato.
“Congratulamo-nos com esta mudança de postura por parte da TAP, inferindo que este é o primeiro passo para que os nossos colegas atingidos pelo despedimento coletivo possam, finalmente, regressar ao ativo, e pôr fim a um penoso processo que tanta angústia, sofrimento e prejuízos económicos lhes acarretou, bem como às respetivas famílias”, acrescenta a missiva.
“Foi já solicitado à TAP que nos informasse para quando pretende fazer a transação judicial inerente à reintegração imediata daqueles nossos colegas tripulantes de cabine, garantindo, desta forma, o cumprimento do princípio da igualdade de tratamento”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tripulantes querem que TAP reverta despedimento coletivo
{{ noCommentsLabel }}