Renováveis continuaram a ser as que dão mais energia à União Europeia em 2021
Em 2021, a energia "verde" voltou a ser a mais produzida em toda a União Europeia. Em Portugal, a percentagem de renováveis produzida alcançou os 98%.
A energia renovável continuou aquela que mais contribuiu para o mix energético da União Europeia em 2021, tendo sido, nesse ano, a principal fonte de energia produzida também em Portugal.
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, em 2021, 41% do total de energia no bloco europeu teve origens em fontes renováveis — uma realidade que acontece desde 2016, altura em que as energias “verdes” ultrapassam a energia nuclear pela primeira vez. Nesse ano, 31% da energia na UE era atómica.
Entre as posições minoritárias, surgem os combustíveis sólidos, como a lenha ou carvão, que representaram 18% do total de energia produzida nos 27 Estados-membros, em 2021, enquanto a energia proveniente do gás natural e do petróleo foi equivalente e 6% e 3% do total, respetivamente.
Nesse ano, indica o gabinete de estatísticas europeu, cerca de 98% da energia produzida em Portugal teve origens em fontes renováveis — percentagem apenas ultrapassada por Malta, onde as renováveis foram a única e exclusiva fonte de energia produzida no país, e a Letónia (99,5%).
Em sentido inverso, os combustíveis sólidos continuaram a ser a principal fonte de energia em países como a Polónia (72%), Estónia (56%) e a República Checa (96%).
Entre os 27 Estados-membros, os Países Baixos foram os que mais produziram gás natural (58%), enquanto o petróleo teve maior representação na Dinamarca (35%), embora não tenha conseguido ultrapassar a produção de renováveis e biocombustíveis (ambos com 48%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Renováveis continuaram a ser as que dão mais energia à União Europeia em 2021
{{ noCommentsLabel }}