Hoje nas notícias: Licença parental, reembolso do IRS e metadados
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
As manchetes desta quinta-feira são marcadas por notícias para os pais: por um lado, uma proposta de majoração da licença parental se o pai tirar dois meses com o bebé; por outra, os pais que trabalhem a tempo parcial vão ter apoio do Estado. Há também sinais de atrasos no pagamento dos reembolsos do IRS. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.
Governo propõe nova licença parental a 90% se pai tirar dois meses
A partir de 1 de maio, o “subsídio parental da licença de 180 dias (150 dias + 30 dias) passa a ter uma nova majoração cujo valor será definido em regulamentação específica no montante de 90%, quando cada um dos pais gozar, em exclusivo, um período de no mínimo 60 dias seguidos ou dois períodos de 30 dias seguidos”, de acordo com o Ministério do Trabalho. A proposta foi apresentada pelo Ministério da Presidência aos sindicatos da Função Pública, mas também se aplica ao setor privado.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Estado apoia pais que trabalhem a tempo parcial
Os pais podem optar por trabalhar em part-time e ainda receber 20% do salário através da Segurança Social. Depois dos 150 ou 180 dias de licença, os pais vão poder recorrer cada um a mais três meses de licença em regime de trabalho part-time e auferir, além do salário correspondente ao trabalho a tempo parcial, mais 20% da remuneração através da Segurança Social.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Reembolsos do IRS estarão atrasados
Este ano, as declarações de rendimentos permanecem mais dias no estado de “declaração certa”, validada pela Autoridade Tributária (AT), do que no ano passado, garante o Correio da Manhã com base em testemunhos recebidos. A conclusão é que os pagamentos dos reembolsos do IRS estarão a ser feitos com atraso. Desta forma, os contribuintes poderão receber o reembolso mais tarde do que no ano passado.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Acórdão dos metadados não afeta casos julgados
Apesar de a Lei dos Metadados ter sido declarada inconstitucional, o acórdão que o definiu não vai afetar os casos já julgados. Os casos transitados até à altura em que foi declarada a inconstitucionalidade, em 2022, não vão estar assim sujeitos a recurso. Apesar disso, já houve 15 pedidos de revisão de sentença, incluindo do ex-dirigente sportinguista Paulo Pereira Cristóvão, mas o Supremo rejeitou.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Governo já transferiu 2,3 milhões para os estudos do novo aeroporto
Já foram transferidos para o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) 2,3 milhões de euros para avançar com os estudos que vão levar ao relatório sobre o novo aeroporto na região de Lisboa. Esta foi a segunda e final tranche do pagamento, tendo sido concretizada já com algum atraso, para a elaboração deste relatório que tem de ficar pronto até ao final do ano.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Licença parental, reembolso do IRS e metadados
{{ noCommentsLabel }}