Parlamento ucraniano proíbe comércio com Irão durante meio século

  • Lusa
  • 29 Maio 2023

A proposta de Zelensky baseia-se no argumento de o Irão estar a fornecer drones militares (aparelhos aéreos não tripulados) à Rússia.

O Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia aprovou esta segunda-feira com 328 votos a favor e nenhum contra um veto total ao comércio e aos investimentos no Irão nos próximos 50 anos, proposta apresentada pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A proposta de Zelensky baseia-se no argumento de o Irão estar a fornecer drones militares (aparelhos aéreos não tripulados) à Rússia. Em novembro passado, o regime de Teerão chegou a admitir a venda de ‘drones’ a Moscovo, mas esclareceu que tinha sido antes da invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

A medida foi aprovada pelo parlamento ucraniano horas depois de a Rússia ter lançado, na madrugada de domingo para segunda-feira, o maior ataque de drones de fabrico iraniano contra a capital do país, Kiev, desde o início da guerra.

O texto aprovado inclui também a proibição da transferência de tecnologia e de direitos de propriedade intelectual. A Ucrânia proíbe ainda os pagamentos eletrónicos entre os dois países e a retirada de ativos iranianos do seu território ou sistema bancário.

A Rússia tem vindo a utilizar drone kamikaze iranianos ‘Shahed’ para atacar a Ucrânia desde outubro passado. As defesas antiaéreas ucranianas têm conseguido abater a grande maioria dos ‘drones’.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento ucraniano proíbe comércio com Irão durante meio século

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião