“Falhas persistentes” de energia causaram constrangimentos nas comunicações em Portugal

Problemas no abastecimento público de eletricidade num ponto crítico para as comunicações em Portugal causaram problemas nas redes e serviços digitais.

Um problema de abastecimento elétrico num ponto nevrálgico das comunicações eletrónicas em Portugal causou constrangimentos em vários serviços digitais esta terça-feira à tarde.

A falha afetou diretamente um data center da Equinix, uma empresa norte-americana que presta serviços de conexão de redes e data centers, causando problemas indiretamente noutros serviços. O ECO experienciou falhas num serviço de televisão por cabo de uma mesma operadora em duas zonas distintas de Portugal, por exemplo.

“Devido a falhas persistentes no abastecimento público de energia, houve uma interrupção momentânea de serviço no LS1 International Business Exchange (IBX) de Portugal na terça-feira de 6 de junho, que afetou alguns serviços locais da Equinix. No entanto, a situação já está sob controlo e todos os serviços foram rapidamente restaurados”, disse ao ECO fonte oficial da Equinix.

Esta terça-feira à tarde, o site DownDetector, que agrega dados não auditados comunicados livremente pelos consumidores, apontava para possíveis problemas em diversos serviços na internet, incluindo nas redes das três maiores operadoras, Meo, Nos e Vodafone.

Por volta da hora a que começaram estes problemas, alguns sites populares também aparentavam estar indisponíveis, mas não há informação que permita confirmar se havia relação entre os vários problemas que estavam a ser reportados ou observados.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Falhas persistentes” de energia causaram constrangimentos nas comunicações em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião