DBRS mantém triplo A do BEI e FEI

  • ECO
  • 17 Junho 2023

A agência de notação financeira canadiana DBRS manteve o rating do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Europeu de Investimento em AAA, com perspetiva "estável". 

A agência de notação financeira canadiana DBRS manteve o rating do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Fundo Europeu de Investimento (FEI) em AAA, com perspetiva “estável”.

Em comunicado divulgado na sexta-feira, a DBRS confirmou o rating de emitente a longo prazo do BEI em AAA e o rating de emitente a curto prazo em R-1 (high). A perspetiva em ambas as classificações é “estável”.

A agência canadiana justifica a decisão com a “resiliência” da instituição face aos riscos desencadeados pelos “ventos contrários da pandemia de Covid-19” e da subida dos preços da energia e da inflação na sequência da invasão russa à Ucrânia.

Por outro lado, a DBRS destaca que o BEI “foi um pilar da resposta da União Europeia à Covid”, apoiando as pequenas e médias empresas, bem como as empresas do setor público e está também “a contribuir para uma importante iniciativa de soberania da UE”, através do REPowerEU. Além disso, está ainda a fornecer pacotes de apoio direto à Ucrânia.

Num outro comunicado divulgado na sexta-feira, a DBRS confirma ainda o rating de emitente a longo prazo do FEI em AAA e o rating de emitente a curto prazo em R-1 (high). Também neste âmbito, a perspetiva em ambas as classificações é “estável”.

A agência sublinha que a decisão é sustentada “pela credibilidade dos seus principais acionistas e pela credibilidade do seu compromisso de apoiar o Fundo, se necessário”. Já a perspetiva como “estável” reflete “a resiliência do Fundo a riscos negativos como resultado dos seus sólidos fundamentos institucionais e financeiros”, bem como a “sua maior importância estratégica para os seus principais acionistas” e “o fortalecimento contínuo da cooperação operacional com o BEI”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS mantém triplo A do BEI e FEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião