Taxa de poupança das famílias na Zona Euro estabiliza nos 14%
Depois do pico registado na pandemia, a taxa de poupança das famílias na Zona Euro está a estabilizar: fixou-se nos 14,1% no primeiro trimestre do ano.
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro fixou-se nos 14,1% no primeiro trimestre, o que representa uma estabilização face à taxa de 14% registada no trimestre anterior.
Os dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat mostram que a poupança das famílias está a estabilizar nos últimos trimestres, depois de ter atingido o pico de 25% durante a pandemia de Covid-19, a que se seguiu um afundanço com o alívio das medidas de saúde pública e a reabertura das economias.
Poupança estabiliza
O primeiro trimestre voltou a ser marcado pela subida acelerada dos preços, que tem sido acompanhada por um aumento dos salários — um tema que tem sido amplamente abordado pelos responsáveis dos bancos centrais, que ainda não registam sinais de uma espiral salários-preços.
O gabinete de estatísticas da União Europeia explica que o ligeiro aumento da taxa de poupança das famílias se deveu ao aumento do rendimento bruto disponível (2%), a um ritmo ligeiramente maior do que o consumo (1,8%).
Ao mesmo tempo, a taxa de investimento das famílias na Zona Euro aumentou de 9,8% para 10,3% nos primeiros três meses do ano, com a formação bruta de capital fixo (6,8%) a aumentar a uma taxa mais célere do que o rendimento bruto disponível (2%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de poupança das famílias na Zona Euro estabiliza nos 14%
{{ noCommentsLabel }}