Reguladores anunciam nova edição do Portugal Finlab em novembro
Atendendo ao sucesso das edições anteriores, as autoridades, onde se inclui a ASF, decidiram realizar uma nova edição do Portugal FinLab, que será lançada em novembro de 2023.
A mais recente edição do Portugal FinLab contou com 16 candidaturas, três das quais de entidades estrangeiras. Foram selecionados para análise cinco projetos. Dois deles compreendiam mais do que um setor de atividade, pelo que beneficiaram da análise de mais do que uma autoridade.
Os projetos selecionados na última edição, promovida pelo Banco de Portugal (BdP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que visava estreitar relações entre novas empresas e entidades de supervisão e regulação na área financeira, foram os da Algae, Art2Trading, Lombongo, Rauva e Something Legendary. Os três primeiros projetos representam propostas que democratizam o investimento imobiliário, utilizam inteligência artificial (IA) para investimentos e facilitam transações entre moedas, respetivamente. A Rauva é uma aplicação que combina serviços bancários e financeiros para empresas e profissionais liberais, enquanto a Something Legendary é uma plataforma web 3.0 para investimentos em automóveis clássicos.
O Finlab tem-se consolidado como um programa referência na promoção da inovação e transformação digital no setor financeiro em Portugal.
Além das principais estatísticas, um relatório publicado nesta quinta-feira inclui as opiniões dos participantes do programa, as visões das autoridades sobre a utilização da inteligência artificial no setor financeiro e a opinião do European Forum for Innovation Facilitators (EFIF) relativamente aos facilitadores de inovação na Europa.
Atendendo ao sucesso das edições anteriores, as autoridades decidiram realizar uma nova edição do Portugal FinLab, que será lançada em novembro de 2023.
O relatório de balanço da mais recente edição do Portugal FinLab foi publicado nesta quinta-feira no site do Portugal FinLab.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reguladores anunciam nova edição do Portugal Finlab em novembro
{{ noCommentsLabel }}