Polícia Judiciária realizou buscas na casa de Rui Rio

  • ECO
  • 12 Julho 2023

A PJ realizou esta quarta-feira buscas na sede nacional do PSD, bem como na casa do antigo presidente social-democrata Rui Rio. Em causa estão os crimes de peculato e abuso de poderes.

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta quarta-feira buscas na sede nacional do PSD, bem como na casa do antigo presidente social-democrata Rui Rio, avançou a CNN Portugal. As buscas estão relacionadas com a antiga gestão do PSD, por suspeitas de crimes de peculato e abuso de poderes. Rui Rio já garantiu que está “sereno” e que colaborará com a Justiça.

Segundo a estação de televisão, as buscas decorreram também na distrital do Porto do PSD. Além de Rui Rio, entre os visados estarão outros dirigentes e funcionários social-democratas, nomeadamente Hugo Carneiro, segundo o Correio da Manhã, tal como Florbela Guedes, a assessora de anos do ex-autarca do Porto.

Entretanto, em comunicado o PSD confirmou “que a sede nacional e a sede distrital do Porto foram objeto de buscas por parte da Polícia Judiciária”, sinalizando que “a investigação em curso, visa factos que remontam ao período de 2018 a 2021”, período que abrange a gestão de Rui Rio, dado que Luís Montenegro só foi eleito em maio de 2022. O partido assegurou ainda que “prestará toda a colaboração solicitada pelas autoridades judiciais”.

Segundo a CNN, a PJ suspeita de que poderá ter existido utilização indevida de dinheiros públicos na anterior gestão do partido. Em causa estão suspeitas de um esquema de pagamento de ordenados a funcionários do PSD com recurso a verbas da Assembleia da República que são destinadas a cargos de assessoria dos grupos parlamentares.

Entretanto, ao final da manhã, em comunicado, a PJ confirmou que realizou “20 buscas, 14 delas domiciliárias, cinco a instalações de partido político e uma em instalações de Revisor Oficial de Contas, na zona da Grande Lisboa e na zona norte do país”, numa investigação conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção no âmbito de um inquérito do DIAP de Lisboa e na qual participaram ” cerca de 100 inspetores e diversos peritos informáticos e financeiros”.

No entanto, a entidade liderada por Luís Neves não adianta quem foram os visados das buscas, referindo apenas que em causa está uma investigação sobre a “utilização de fundos de natureza pública, em contexto político-partidário, existindo suspeitas da eventual prática de crimes de peculato e abuso de poderes (crimes da responsabilidade de titulares de cargos políticos), a factos cujo início relevante da atuação se reporta a 2018″, lê-se.

“A investigação prosseguirá com o exame integral aos elementos probatórios alcançados, visando o cabal esclarecimento dos factos que integram o objeto do inquérito”, conclui a PJ.

Hugo Carneiro, deputado do PSD, confirmou em declarações às RTP3 que também foi alvo de buscas, tanto na residência em Lisboa como no Porto, e que colaborou “totalmente” com Ministério Público e PJ. Avançou que, até ao momento, não foi constituído arguido.

Já esperava há muito tempo que isso pudesse acontecer, porque julgo que praticamente todos os colaboradores, quer do grupo parlamentar quer do PSD, há muitos meses foram chamados ao Ministério Público e à PJ para prestar declarações”, disse o deputado do PSD.

(Notícia atualiza às 14h50 com declarações do deputado do PSD Hugo Carneiro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia Judiciária realizou buscas na casa de Rui Rio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião