Exclusivo Brisa faz proposta vinculativa por concessão grega
O grupo liderado por Pires de Lima apresentou uma proposta vinculativa pela concessão da autoestrada grega Attiki Odos. Brisa quer ter um terço de negócio internacional.
A Brisa apresentou esta segunda-feira uma proposta vinculativa pela concessão de autoestradas grega Attiki Odos, por um prazo de 25 anos, a começar em 2024, em parceria com o grupo Intrakat. “O concurso é muito competitivo, uma verdadeira fase final entre as melhores empresas de infraestruturas do Mundo“, revelou António Pires de Lima, numa declaração escrita ao ECO.
O concurso internacional desta concessão foi lançado pelo governo grego. “A concessão grega, com 70km de autoestradas, desempenha um papel fundamental nas ligações logísticas e nos movimentos pendulares na região de Atenas”, referiu ao ECO uma fonte oficial da Brisa. Trata-se de uma circular na área metropolitana de Atenas e é estrutural no sistema rodoviária da região de Attica, um eixo que liga que liga Atenas, Patras, Tessalónica e Evzoni.
Há cerca de um ano, o consórcio da Brisa foi selecionado para a fase final deste concurso que inclui o financiamento, a operação, a manutenção e a exploração da autoestrada de Attica. “Independentemente do resultado final, que só conheceremos dentro de algum tempo, estamos orgulhosos da nossa equipa e dos parceiros gregos da Intrakat. Concorreremos a outras oportunidades no futuro. Até 2028, queremos atingir 1/3 da atividade da Brisa fora de Portugal“, disse António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa.
De acordo com informações já públicas, a Brisa não será a única empresa a apresentar uma proposta vinculativa. Há a expectativa de que outros cinco consórcios internacionais vão apresentar-se ao concurso lançado pelo Fundo de Desenvolvimento de Ativos grego.
A Brisa é agora controlada em 81,1% pelo grupo Rubicone – um agrupamento internacional que integra a holandesa APG, o National Pension Service da Coreia do Sul e a Swiss Life.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brisa faz proposta vinculativa por concessão grega
{{ noCommentsLabel }}