Lucro da Iberdrola sobe 21% para 2,52 mil milhões de euros

No primeiro semestre, os investimentos aumentaram 24%, chegando a 3,1 mil milhões de euros, impulsionando o crescimento em todas as geografias.

A Iberdrola aumentou o resultado líquido em 21%, para 2,52 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023, informou a empresa esta quinta-feira.

O EBITDA atingiu 7.56 mil milhões de euros, um aumento de 17%, impulsionado pelo “forte desempenho” na União Europeia e no Reino Unido. Este desempenho decorre da normalização da produção renovável e dos preços após a “situação extraordinária” do ano passado, justifica a energética em comunicado.

Os investimentos globais aumentaram 8% nos últimos 12 meses, atingindo 10.54 mil milhões de euros. 93% dos investimentos foram feitos na área das redes e das energias renováveis. Só no primeiro semestre, os investimentos aumentaram 24%, chegando a 3,1 mil milhões de euros, impulsionando o crescimento em todas as geografias.

A empresa prevê agora um crescimento do lucro líquido de um só dígito (excluindo ganhos de capital adicionais decorrentes da rotação de ativos), devido ao “forte desempenho comercial” no segundo semestre, impulsionado por novos investimentos e nova capacidade em energias renováveis, previsões de produção positivas e novos processos tarifários nos Estados Unidos e no Brasil.

O plano de rotação de ativos de 7,5 mil milhões de euros para o período 2023-2025 ficou concluído. A Iberdrola encontrou comprador para vender quase 60% do negócio no México por 6 mil milhões de dólares, um negócio fechado em junho de 2023. Foram instalados 2,565 megawatts (MW) de nova capacidade nos últimos 12 meses, chegando a 41.250 MW.
Além disso, 7.100 MW de nova capacidade de energias renováveis estão a ser construídos a nível mundial, representando um investimento total de 12 mil milhões de euros.

3.000 MW desta capacidade correspondem a energia eólica offshore assegurada com custo zero no fundo do mar, graças ao facto de a Iberdrola ter sido pioneira. A base global de ativos no segmento das redes aumentou 10% no último ano, para 40 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Iberdrola sobe 21% para 2,52 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião