Ministro do Ambiente nomeia ex-adjunto de Galamba na Energia para liderar DGEG
Jerónimo Cunha, ex-adjunto de Galamba na secretaria de Estado da Energia, vai substituir João Correia Bernardo que esteve envolvido numa polémica ligada a um pedido de veículos para a DGEG.
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) vai ter uma nova direção. O ministro do Ambiente e da Ação Climática nomeou Jerónimo Cunha para o cargo de diretor-geral de Energia e Bruno Sousa para a posição de subdiretor-geral da área de Energia.
De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira, ambos ficam em regime de comissão de serviço, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2023. O regime de comissão de serviço, é um vínculo temporário e usado para a pessoa exercer um cargo que não está inserido numa carreira. Jerónimo Cunha e Bruno Sousa substituem, respetivamente, João Correia Bernardo e Maria José Espírito Santo.
A substituição de João Correia Bernardo ocorre depois o mesmo ter apelado aos funcionários para que contribuíssem num crowdfunding para comprar um automóvel para a frota, segundo o Observador. Entretanto, o responsável justificou que a iniciativa não passou de “ironia ” para evidenciar as dificuldades da organização, onde os atrasos num concurso para renovar a frota existente têm forçado a entidade a utilizar os carros dos funcionários para executar as tarefas de fiscalização e licenciamento
Jerónimo Cunha é mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e detém uma pós-graduação em Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT Portugal. Entre 2018 e 2022, desempenhou funções de adjunto do Secretário de Estado da Energia da altura, o agora ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado da Energia e do Ambiente, sendo responsável pelas matérias relacionadas com Política e Planeamento Energético. Atualmente, desempenha funções de diretor de Energia e Recursos na consultora EY Portugal.
Bruno Sousa é licenciado em Direito, com diversos cursos de especialização em Administração Pública e Contratação Pública. Desde setembro de 2019, é conselheiro técnico responsável pela área da Energia na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, tendo, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia em 2021, exercido as funções de Presidente do Grupo de Trabalho Energia do Conselho da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro do Ambiente nomeia ex-adjunto de Galamba na Energia para liderar DGEG
{{ noCommentsLabel }}