Há 15 mil milhões em projetos PIN a caminho do terreno
O "selo" de Potencial Interesse Nacional não atribui qualquer tipo de incentivo financeiro ou benefício fiscal, permitindo antes agilizar e descomplicar processos de licenciamento.
No total são 41 os projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN) que se encontram em fase de acompanhamento (ou seja, aguardam a obtenção de licenças, pareceres ou autorizações requeridas), envolvendo um investimentos na ordem dos 14.539 milhões de euros, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).
Por ramo de atividade e segundo os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o turismo – com uma dezena de candidaturas – já surge “taco a taco” com a indústria química e petroquímica, graças a uma crescente aposta direcionada para a transição energética. Destes destacam-se projetos nas áreas de produção de hidrogénio e de amónia verde, todos localizados em Sines, à exceção de um na Figueira da Foz.
Estes 41 projetos fazem parte de um total de 113 que conquistaram o “selo” de PIN. Este regime especial, criado em 2005 e defendido como uma bandeira para a captação de investimento, não atribui qualquer tipo de incentivo financeiro ou benefício fiscal, permitindo antes agilizar e descomplicar processos de licenciamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 15 mil milhões em projetos PIN a caminho do terreno
{{ noCommentsLabel }}