Mão-de-obra pressiona custo de construção de casas novas, que subiu 2,9% em junho

Em junho, construir uma casa ficou 2,9% mais caro face ao mesmo mês do ano passado. Apesar de os preços dos materiais de construção terem caído, custos da mão-de-obra continuam a pesar.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,9% em junho, face ao mesmo mês de 2022, o que representa um aumento de um ponto percentual face ao registado em maio (2,8%), segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que toca às componentes do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), apesar de os preços dos materiais de construção terem caído 0,6%, o custo da mão-de-obra continua a pesar, tendo aumentado 7,9% face ao mesmo período do ano passado.

Evolução da taxa homóloga do ICCHN

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com uma subida homóloga do preço superior a 20%, bem como as madeiras e derivados de madeira e o betão pronto, com aumentos superiores a 15%.

Em sentido oposto, o INE destaca o preço do aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada, que apresentaram decréscimos de cerca de 30% face ao período homólogo.

Na comparação em cadeia, a variação dos custos de construção terá sido de 0,1% em junho, estabilizando face ao mês anterior, com o custo dos materiais a baixar 0,4% face a maio, enquanto o custo da mão-de-obra aumentou 0,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mão-de-obra pressiona custo de construção de casas novas, que subiu 2,9% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião