Desempregados inscritos no IEFP aumentam mais de 2% em julho
No final de julho havia 284 mil desempregados inscritos no IEFP, mais 2,4% do que no mês anterior, dão conta os dados divulgados esta segunda-feira de manhã.
O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) aumentou mais de 2% em julho, para 284 mil indivíduos, mostram os dados divulgados esta segunda-feira de manhã. O desemprego agravou-se tanto em comparação com o mesmo mês do ano passado como face ao mês anterior.
“No fim do mês de julho de 2023, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 284.330 indivíduos desempregados”, dá conta o IEFP. Face ao mês anterior, verificou-se uma subida de 2,4%, enquanto em comparação com o valor registado há um ano foi contabilizado um salto de 2,5%.
Entre as várias regiões do país, foi o Centro que registou a subida homóloga mais acentuada: 8,7%. Em contraste, nos Açores e na Madeira, o desemprego registado baixou, face há um ano: -16,5% e -26,6%, respetivamente.
“Já em relação ao mês anterior, segue a mesma tendência de aumento com a maior variação na região do Norte (+5%) e do Alentejo (+4,8%). Os decréscimos verificaram-se nas Regiões Autónomas e no Algarve”, detalha o IEFP.
Por outro lado, julho terminou com 16.561 ofertas de emprego em ficheiro, o que representa uma diminuição face ao período homólogo (-4.859; -22,7%) e um ligeiro aumento face ao mês anterior (+50; +0,3%).
Desde fevereiro que o desemprego registado no IEFP vinha diminuindo, mês após mês, mas em julho contrariou essa evolução, agravando-se. O mercado de trabalho tem dado, contudo, sinais de resiliência mesmo face ao impacto da guerra em curso no leste europeu e à inflação.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h34)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desempregados inscritos no IEFP aumentam mais de 2% em julho
{{ noCommentsLabel }}