Europeias 2024: IL contribui para manifesto do grupo europeu de liberais
O ALDE está a recolher contributos para um manifesto para as europeias de 2024. "Este manifesto “traduzirá os desafios que os diferentes partidos liberais querem colocar sobre a mesa”, diz Rui Rocha.
O líder da IL considerou esta quarta-feira que rendimentos, habitação e mobilidade serão temas centrais nas próximas europeias, eleições para as quais o ALDE Party apresentará um manifesto com contributos recolhidos em eventos como aquele que promove quinta-feira no Porto.
Em declarações à agência Lusa, o presidente liberal, Rui Rocha, explicou que esta iniciativa, intitulada “O Caminho para as Eleições de 2024 – Town Hall” e que decorre na quinta-feira à tarde nos Jardins do Museu Romântico, no Porto, faz parte de um conjunto de eventos que o ALDE Party (Partido da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa) está a promover um pouco por toda a Europa.
“Tem como objetivo ouvir os cidadãos europeus no sentido de, a partir desse contacto, das informações e das ambições recolhidas, fazer depois um manifesto que seja um documento enquadrador da proposta liberal nas eleições europeias”, explicou. De acordo com Rui Rocha, este manifesto “traduzirá os desafios que os diferentes partidos liberais querem colocar sobre a mesa”, documento agregador para o qual a IL dará o seu contributo.
“Haverá muita discussão relativamente a temas como o rendimento dos portugueses e dos europeus, as questões da habitação e também as questões da mobilidade, que são, na verdade, o tema central deste evento”, adiantou. Segundo o líder da IL, será assim possível fazer “uma antevisão daquilo que será a proposta da Iniciativa Liberal depois no caminho para as eleições europeias” partindo deste manifesto, apesar de depois “cada um dos partidos liberais ter uma visão determinada por aquilo que é a situação do próprio país”.
Questionado sobre quando será possível conhecer os nomes que vão integrar as listas da IL a estas eleições de 2024, Rui Rocha adiantou será lançado “oportunamente o processo interno para depois se chegar a essa lista de candidatos”.
“Serão seguramente excelentes candidatos e candidatos liberais, mas neste momento o partido está focado nas próximas eleições regionais da Madeira e, portanto, esse é o nosso foco. Do ponto de vista puramente de nomes e de listas, será um processo a lançar um pouco mais à frente. Ainda não estamos no momento para isso”, referiu.
Concretamente sobre o evento que decorre no Porto na quinta-feira, o presidente liberal explicou que é realizado “em colaboração com o Núcleo da Iniciativa Liberal do Porto e com a Alde Parti”, traduzindo “essa crescente ligação” da IL ao Partido da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa.
“Há uma crescente relevância também da Iniciativa Liberal que, como eu já disse noutras ocasiões, assume o papel de voz liberal do sul da Europa no ALDE Party”, defendeu. Sobre a data em concreto da iniciativa, Rui Rocha sublinhou o facto de ser a 24 de agosto no Porto, ou seja, “uma evocação clara da Revolução Liberal de 1820”, bem como a data da independência da Ucrânia.
Da lista de participantes, além de Rui Rocha, faz parte Eva Kjer Hansen, vice-presidente do ALDE Party, Albino Ramos, coordenador da IL Porto, e Álvaro Costa, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europeias 2024: IL contribui para manifesto do grupo europeu de liberais
{{ noCommentsLabel }}