Secretário-geral da Defesa foi constituído arguido, mas mantém-se em funções

  • ECO
  • 18 Setembro 2023

Em agosto, João Ribeiro foi constituído arguido pelos crimes de abuso de poder e de falsidade informática, no âmbito do processo "Tempestade Perfeita". Ministra mantém-no no cargo.

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, mantém em funções o seu secretário-geral, apesar de este ter sido constituído arguido em agosto no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”, avança o Expresso (acesso pago). João Ribeiro é suspeito dos crimes de abuso de poder e de falsidade informática.

De acordo com o semanário, é suspeito de, em março de 2020, ter manipulado o sistema informático dos serviços partilhados do Ministério da Defesa para fazer um pagamento antecipado a uma empresa acusada de corrupção – a TRXMS – Gestão, Manutenção e Serviços a Empresas –, contratada para as obras de reabilitação do ex-Hospital Militar de Belém, bem como de ter mentido quando falou com as autoridades pela primeira vez como testemunha.

O gabinete liderado por Helena Carreiras adianta que “foi informado da constituição de arguido do secretário-geral do ministério, mas não da natureza dos factos que levaram a essa circunstância”. Além disso, ao mesmo jornal, alega que “não foi transmitida qualquer decisão cautelar de inibição do exercício de funções, pelo que se mantém no seu desempenho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário-geral da Defesa foi constituído arguido, mas mantém-se em funções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião