Seguradora GamaLife adia apresentação de contas semestrais
Após comprar um negócio de seguros de Vida da Zurich em Itália, a GamaLife precisa de agregar contas de várias sucursais e as novas normas em vigor este ano são "complexas", justifica a companhia.
A seguradora GamaLife informou esta sexta-feira, através de carta dirigida à CMVM, que está atrasada na publicação dos resultados semestrais não auditados do 1º semestre deste ano. Em comunicado, a companhia explica que com “a recente aquisição da unidade de negócios italiana, a preparação da informação financeira ao abrigo da IFRS17, norma contabilística que altera os princípios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação dos contratos de seguro, revelou-se complexa pelo que, a publicação dos resultados semestrais não auditados será efetuada durante o mês de outubro”.
A companhia, que resultou da ex-GNB Vida, investiu no ano passado em Itália ao comprar de uma carteira de seguros de Vida da Zurich naquele país por um valor final de 123 milhões de euros.
Com este passo, a GamaLife entrou num grupo restrito de entidades consolidadoras no mercado europeu de seguros de vida. Novas normas contabilísticas para a apresentação de contas das seguradoras, segundo o padrão IFRS 17, entraram em vigor este ano e são imperativas para companhias que consolidam contas de vários países.
A adaptação dos sistemas de informação das companhias de seguros foi reconhecidamente difícil e custosa pelo que este adiamento era esperado. Os atrasos em relação às novas regras começam no Governo português que só esta semana anunciou a alteração ao IRC das seguradoras provocado pelas novas regras que já estão em vigor desde 1 de janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradora GamaLife adia apresentação de contas semestrais
{{ noCommentsLabel }}