Fundação Galp é a nova parceira do programa de bolsas da Fundação José Neves
Numa altura em que o programa da FJN entra num novo ciclo, com esta nova parceria pretende-se chegar a cada vez mais beneficiários e de os ajudar a melhorar as suas competências.
A Fundação Galp é a nova parceira do programa de bolsas ISA FJN, da Fundação José Neves. Esta parceria, que surge num momento em que o programa entra num novo ciclo, pretende reforçar o impacto e maximizar os efeitos do programa que tem por objetivo ajudar as pessoas a aumentar ou requalificar as competências.
Lançado há três anos, o programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN já investiu cerca de 2,8 milhões de euros no pagamento de propinas das mais de 400 pessoas que viram as suas candidaturas aprovadas. Agora, num novo ciclo, e com esta nova parceria institucional, o objetivo é chegar a cada vez mais beneficiários em todo o país:
“Neste novo ciclo, queremos aumentar o impacto e para isso precisamos de agregar parceiros ao ISA FJN. Com a parceria com a Fundação Galp, cujo significado é muito especial por unir duas entidades com uma vocação muito forte no apoio à educação, o programa ganha uma nova energia para prosseguir a sua missão de chegar a cada vez mais portugueses, em todo o país, dotando-os das competências indispensáveis para os empregos e para os desafios do futuro. A Fundação Galp é assim o primeiro parceiro e esperamos que se possam juntar mais entidades no futuro”, diz Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, citado em comunicado.
Já Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp e da Fundação Galp, diz que esta parceria reforça o compromisso da Galp e da sua Fundação “na construção de uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, onde a educação e a preparação para o mercado de trabalho assumem uma dimensão fulcral ao nível social e económico”.
Esta sinergia de esforços entre as duas entidades é “muito importante e um exemplo para o país”, considera José Neves, fundador da Fundação José Neves, sublinhando o contributo efetivo dado “para o desenvolvimento do país e dos portugueses, através do aumento de competências e da educação, um valor fundamental para que Portugal possa prosperar e proporcionar um futuro risonho à nossa sociedade”.
“O programa ISA FJN vai continuar a fazer o seu caminho, agora ainda mais fortalecido, e, mais importante, vai continuar a fazer a diferença na vida das pessoas, como atestam os resultados alcançados até aqui”, acrescenta.
O ISA FJN consiste num programa de bolsas reembolsáveis, em que a FJN garante o pagamento das propinas que só serão reembolsadas quando o estudante atingir um patamar de rendimento que permita fazer o reembolso de forma sustentada. É destinado tanto a estudantes como a profissionais que estejam no mercado de trabalho ou desempregados, podendo as candidaturas ser feitas aqui.
Segundo os dados avançados pela Fundação, 60% dos bolseiros são licenciados e que 43% não teriam realizado a formação sem as bolsas ISA FJN. Entre aqueles que pediram e receberam a bolsa, 99% prosseguiram e concluíram a sua formação, enquanto entre os que pediram e não tiveram acesso, só 57% prosseguiram os estudos.
Já uma avaliação feita no início de setembro em parceria com o Economics of Education Knowledge Center da NOVA SBE permitiu perceber que a taxa de empregabilidade entre os 284 bolseiros que já terminaram os respetivos cursos ou formações situava-se nos 87% e que sua remuneração média havia beneficiado de um aumento superior a 20%, o que possibilitou que 77% dos bolseiros se encontrem a reembolsar o valor das propinas de que foram beneficiaram primeiramente.
O programa conta com a parceria de 39 instituições de ensino nacionais e tem 410 cursos e formações elegíveis em diversas instituições de ensino espalhadas pelo país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação Galp é a nova parceira do programa de bolsas da Fundação José Neves
{{ noCommentsLabel }}