Aliança de empresas comprometidas com a saúde mental
Empresas de diferentes setores têm reafirmado seu compromisso social ao apresentar a Fundamentais, a primeira aliança de empresas para impulsionar iniciativas que afetem a melhoria da saúde mental.
No contexto da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, que será realizado na terça-feira, 10 de outubro, essa agrupação reúne empresas como AstraZeneca, Banco Santander na Espanha, HP, Empresa Municipal de Transportes de Madrid, astara, Daikin e Indra e sua subsidiária Minsait.
O início dessa nova iniciativa foi oficializado com a assinatura de um acordo de colaboração que estabelece as bases e o compromisso de analisar e trabalhar para melhorar o atual cenário social na Espanha, partindo da saúde mental das pessoas e suas famílias, servindo de referência para outras empresas a fim de ter o máximo impacto na sociedade.
A saúde mental se tornou um dos grandes desafios na sociedade atual. De acordo com a OMS, uma em cada quatro pessoas na Espanha tem ou terá algum problema de saúde mental ao longo da vida. Nesse sentido, vale destacar que atualmente 40% dos espanhóis consideram sua saúde mental ruim e apenas 26,2% das pessoas com problemas de saúde mental procuram um especialista.
Da Fundamentais, apontaram nesse contexto que “as grandes empresas desempenham um papel fundamental na geração de mudanças sociais que promovam o bem-estar dos seus funcionários e da sociedade em geral”. “Sob essa premissa, essa iniciativa assume a responsabilidade de ser um ponto de referência na promoção, proteção e apoio à saúde mental para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e, em última análise, construir uma sociedade mais saudável e equitativa”.
O projeto foi impulsionado pela AstraZeneca, que assumirá a presidência anual da aliança em 2023. A presidência será rotativa a cada ano entre as diferentes empresas participantes, que estarão representadas pelos seus respetivos CEO.
O presidente da AstraZeneca Espanha e presidente da Fundamentais durante o primeiro ano do projeto, Rick R. Suárez, afirmou que “nossos funcionários são nosso melhor ativo e seu bem-estar é primordial para nós”. “Com a criação dessa aliança, queremos reafirmar nosso compromisso com a saúde mental e emocional daqueles que fazem parte da nossa empresa, impulsionando políticas internas que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aliança de empresas comprometidas com a saúde mental
{{ noCommentsLabel }}