Bastonária quer Marcelo a travar entrada em vigor da nova lei das Ordens Profissionais
As alterações aos estatutos das Ordens Profissionais foram aprovados na 6ª feira, em votação final global na Assembleia da República, depois do Governo ter alertado que teria de acontecer até dia 13.
A bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, defende que vai recorrer a Marcelo Rebelo de Sousa, de forma a travar a entrada em vigor da nova Lei das Associações Públicas Profissionais.
A líder dos 35 mil advogados classificou a aprovação do diploma como “terrorismo legislativo”.
As alterações aos estatutos das Ordens Profissionais foram aprovados na sexta-feira, em votação final global na Assembleia da República, depois de, no final de setembro, o Governo ter alertado que este tema tinha de estar fechado no parlamento até 13 de outubro de forma a não perder fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No final de setembro, o Governo alertou o parlamento para “a urgência da conclusão do procedimento legislativo” sobre as Ordens Profissionais, através de carta dirigida ao presidente da Assembleia da República.
O executivo detalhava que, para serem aprovados o terceiro e quarto pedidos de pagamentos no âmbito do PRR ainda este ano pela Comissão Europeia, estes tinham de ser submetidos no dia seguinte à aprovação da reprogramação do plano por parte do ECOFIN, ou seja, no dia 18 de outubro.
“A Ordem dos Advogados vai naturalmente, e porque está também muito preocupada com isto, recorrer a todos os meios que tem ao seu dispor para conseguir lutar contra esta situação. Como é evidente, conta, com certeza, com a ajuda do senhor Presidente da República, também está muito preocupado com esta situação, porque é evidente que nós percebemos perfeitamente que as pessoas têm de legislar, mas tem de legislar com seriedade. Nós não podemos legislar por legislar”, disse Fernanda de Almeida Pinheiro.
A bastonária da Ordem dos Advogados diz que não está a contar com o veto de Marcelo, mas sim “com o bom senso. O Governo e a Assembleia da República não têm nenhuma imposição nem do PRR, nem da União Europeia para mexer, como estão a mexer, nos atos próprios e no acesso à profissão. Isto não foi exigido nestes termos. Os próprios parlamentares do Grupo Parlamentar do PS, que estiveram presentes na audição da Ordem dos advogados, assim o disseram.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bastonária quer Marcelo a travar entrada em vigor da nova lei das Ordens Profissionais
{{ noCommentsLabel }}