Hoje nas notícias: IUC, combate à pobreza e BPP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A subida do IUC vai valer ao Estado uma receita superior ao corte nas portagens ex-Scut, apesar de ser destinada a compensar esta medida. Já no caso BPP, o Estado está a ser ressarcido na totalidade, deixando pouca margem para compensar os lesados do banco. No combate à pobreza, estão previstas mudanças que contemplam um gestor para cada caso. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
Subida do IUC pode valer o dobro do corte nas portagens do interior
O agravamento do Imposto Único de Circulação (IUC), proposto no Orçamento do Estado para 2024, deverá levar a um acréscimo de 84 milhões de euros na receita, no primeiro ano, sendo que um estudo privado de 2021 apontava mesmo para um possível impacto de 150 milhões. Este valor é mais elevado do que o corte de receita resultante das mudanças nas portagens das ex-Scut no interior e no Algarve, de 72,4 milhões de euros, isto apesar do agravamento do IUC ter em vista compensar as perdas do corte nas portagens, como noticiou o ECO.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Angolanos querem vender posição na Global Media
O gestor José Pedro Soeiro, que representava os interesses dos angolanos na Global Media, saiu do conselho de administração do grupo que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. Não foi nomeado ninguém em substituição, sendo que o objetivo é mesmo vender a participação ou, caso não exista comprador, dar as ações da Global Media ao banco Millennium Angola, para abater na dívida que têm nesta instituição.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Lesados do BPP alertam que quase não sobra dinheiro depois do Estado ter sido ressarcido
O Estado já foi ressarcido após as perdas com o Banco Privado Português (BPP), mas a Associação Privado Clientes alerta que assim pode sobrar pouco dinheiro para os lesados deste banco. O líder da associação argumenta que “o Estado recebe à custa dos clientes particulares”, estando até em causa uma garantia estatal que foi “considerada ilegal em 2014 pelo Tribunal de Justiça da União Europeia”, nota.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Combate à pobreza vai ter um gestor para cada caso
Vai arrancar no próximo ano um novo modelo de intervenção social, que prevê uma resposta centralizada nas autarquias. O objetivo é que seja analisada a situação da pessoa em risco e atribuído um gestor de caso, que terá de desenhar um plano de intervenção e fazer a ponte com os organismos públicos da área.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Há mais de 600 crianças em ensino doméstico em Portugal
Existem 623 crianças e jovens em ensino doméstico em Portugal, das quais a maioria se encontra na Área Metropolitana de Lisboa, seguida pela Região Centro. Um decreto-lei de 2021, que determinou que a mãe ou pai tinham de ter o grau académico de licenciatura, fez diminuir os números, que mesmo assim são mais elevados do que há uma década (cerca de 300).
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: IUC, combate à pobreza e BPP
{{ noCommentsLabel }}