Projeto da Nova SBE para promover trabalho digno ganha bolsa de 100 mil euros
Fundação la Caixa acaba de atribuir bolsa de investigação de 100 mil euros a projeto da Nova SBE, que "pretende inspirar a promoção de programas para o desenvolvimento de carreiras inovadoras".
Um projeto da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa que visa promover “um trabalho mais digno, significativo e satisfatório” acaba de ganhar uma bolsa de investigação no valor de 100 mil euros. O objetivo é estudar os parâmetros que influenciam a satisfação profissional e pessoal, quer junto de estudantes que estão agora a entrar no mercado de trabalho, quer junto de desempregados mais velhos.
“Atribuída pela Fundação la Caixa, a bolsa de investigação irá permitir a pesquisa, por meio de ensaios clínicos randomizados, dos efeitos do career life design nos recursos psicológicos e de carreira, bem como os efeitos longitudinais sobre os resultados reais da carreira”, explica a faculdade.
Este projeto — que vai ser liderado pela professora Samantha Sim, com a colaboração dos investigadores Amélia Monteiro e Radek Oros, e pelo professor Sebastian Kernbach — pretende “explorar uma variedade de resultados pessoais e profissionais”, que implicará dois estudos: um com estudantes que vão ingressar no mercado de trabalho e outro com desempregados mais velhos.
“Ambos os estudos permitirão medir inúmeros parâmetros que influenciam a satisfação pessoal e profissional, destacando-se ao nível psicológico, a autoestima e bem-estar subjetivo percebido, e no que se refere à vertente profissional, alinhamento com o valor do trabalho, envolvimento na carreira, autoeficácia empreendedora, entre outros”, detalha a Nova SBE.
Segundo a faculdade, este projeto pretende inspirar a prática e promoção de programas para o desenvolvimento de carreiras inovadoras, “que possam responder às mudanças e necessidades das gerações atuais e futuras”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Projeto da Nova SBE para promover trabalho digno ganha bolsa de 100 mil euros
{{ noCommentsLabel }}