Maioria dos portugueses chumba Orçamento do Estado para 2024. Vai “piorar” situação do país
Quase 54% dos inquiridos pela Intercampus estão pessimistas sobre o impacto da proposta orçamental para o próximo ano. Excedente deveria ser usado para subir salários e realizar investimentos.
São perto de 54% os portugueses que confessam estar pessimistas sobre o impacto da proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), segundo os dados do barómetro de outubro elaborado pela Intercampus. A maioria acredita que a “situação do país vai piorar”. Por outro lado, 31,6% defende que esta proposta do Executivo que vai trazer resultados positivos para Portugal.
Segundo os dados publicados esta terça-feira pelo CM e Jornal de Negócios, os portugueses não acreditam que a proposta apresentada pelo Governo seja capaz de melhorar as condições de vida das famílias. No total, 53% afirma que o OE2024 é mesmo negativo, com apenas 29,8% a dizer acreditar que é bom para as famílias.
Ainda assim, sete em cada dez inquiridos considera positiva a descida do IRS e cerca de 81% concorda com a subida dos salários e pensões. Já sobre o excedente orçamental de 0,8% do PIB, antecipado no documento, a maioria concorda que deve ser investido na subida dos salários, havendo ainda 23% dos inquiridos a considerar que deve ser usado para a realização de investimentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maioria dos portugueses chumba Orçamento do Estado para 2024. Vai “piorar” situação do país
{{ noCommentsLabel }}