IVA zero devia ser prolongado por “pelo menos mais um trimestre”, diz presidente da FIPA
O presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares alerta que o fim do programa vai afetar o poder de compra das famílias portuguesas.
O Governo devia prolongar o programa IVA zero por pelo menos mais um trimestre, segundo Jorge Henriques, , presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Jorge Henriques, lembrou que a situação internacional é complexa, que são previsíveis aumentos nos preços dos combustíveis e da energia, que vão ter impacto nos custos das matérias-primas, como o papel, e conduzir previsivelmente a um aumento da inflação no próximo ano.
Manter o IVA zero, diz, seria uma “medida de cautela” porque não há outra de impacto idêntico, referiu. Com o fim do programa, alertou, vai afetar o poder de compra e “inevitavelmente os preços dos produtos alimentares vão aumentar”.
O presidente da FIPA lamentou ainda que não haja mais investimento em investigação e tecnologia nem apoio às exportações e condenou o agravamento dos impostos especiais do consumo.
O setor da indústria alimentar e bebidas esperava terminar o ano com um volume de negócios a atingir os 20 mil milhões (mais 2 mil milhões do que o ano passado), mas o presidente da FIPA apesar de manter a esperança ainda não sabe se isso será possível, devido ao comportamento menos bom das exportações.
Jorge Henriques admitiu que nem mesmo o Natal possa vir a compensar a quebra no consumo porque há menos compras por cada ato de compra e uma transferência para marcas de menos valor, importadas. O presidente da FIPA disse que “não tem uma expetativa tão luminosa” como tinha sobre o Natal, mas ainda assim está esperançado
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IVA zero devia ser prolongado por “pelo menos mais um trimestre”, diz presidente da FIPA
{{ noCommentsLabel }}