Antiga Delphi constrói nova fábrica de cabos para veículos elétricos em Castelo Branco

  • Lusa
  • 9 Novembro 2023

Câmara de Castelo Branco prevê a criação de 70 a 80 postos de trabalho com a segunda fábrica da multinacional norte-americana Aptiv, que tem ainda uma unidade industrial e centro técnico em Braga.

A gigante americana Aptiv vai investir 10 milhões de dólares (9,3 milhões de euros) numa nova fábrica de produção de cabos para veículos elétricos, a instalar na zona industrial de Castelo Branco. Em Portugal, a multinacional já opera com uma fábrica nesta localidade e outra em Braga, além de dois centros técnicos na cidade minhota e em Lisboa.

“Este é um investimento muito, muito importante. Trata-se de um investimento de 10 milhões de dólares que visa a criação de 70 a 80 postos de trabalho e cuja faturação anual se estima em 70 milhões de euros”, disse à agência Lusa o autarca Leopoldo Rodrigues. Este novo projeto da antiga Dephi vai ficar, inicialmente, instalado em dois edifícios cedidos pela Câmara, situados na zona industrial.

“É um investimento que traz valor altamente acrescentado e que irá empregar técnicos altamente especializados e operadores, e posiciona Castelo Branco no âmbito daquilo que é hoje a grande tendência de mercado, que são os carros elétricos”, frisou o autarca. Leopoldo Rodrigues salientou que as previsões apontam para que a fábrica entre em laboração no primeiro semestre de 2024.

“Estamos a falar de cerca de 70 milhões de euros de faturação anual para cerca de 70 a 80 trabalhadores. Trata-se de um projeto com valor altamente acrescentado. Castelo Branco continua a dar condições para que este e outros projetos aqui se venham a instalar”, sintetizou.

Manifestou ainda “satisfação” pela confiança que a Aptiv teve na escolha de Castelo Branco, para a instalação deste novo projeto. Segundo o autarca, a multinacional do setor de fabricantes de material elétrico e eletrónico tem, neste momento, o maior número de trabalhadores de sempre (mais de 1.300) em Castelo Branco.

“Isto demonstra bem a nossa capacidade para disponibilizar mão-de-obra e receber grandes projetos e, neste caso concreto, grandes projetos industriais”, afirmou. No âmbito da estratégia delineada para o município de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues disse que a preocupação do executivo municipal passa por assegurar condições para a fixação de pessoas.

“A Câmara Municipal tem vindo a criar um conjunto de condições, no âmbito desta estratégia, para ter aqui jovens a trabalhar, com as suas famílias e a criar riqueza. A disponibilização de habitação é outra das preocupações que temos”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiga Delphi constrói nova fábrica de cabos para veículos elétricos em Castelo Branco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião