BRANDS' ECO Lisboa Unicorn Capital leva 30 startups à Web Summit

  • BRANDS' ECO
  • 10 Novembro 2023

Durante a próxima semana, 30 startups vão marcar presença na Web Summit com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. O ECO conversou com alguns dos empreendedores sobre as expectativas para esta edição.

É já na próxima semana que Lisboa volta a ser palco da Web Summit, o maior evento europeu sobre tecnologia, e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), através da Lisboa Unicorn Capital, vai apoiar 30 startups presentes em vários stands.

Para Miguel Alves Ribeiro, colaborador da Best Tables (que originou a The Fork), responsável pela vinda da Zomato para Portugal e, ainda fundador da Sheerme, a Web Summit já não é novidade, até porque é a terceira vez que estarão presentes no evento, mas continua a ser a oportunidade perfeita para estreitar relações. “Conhecemos muita gente por Zoom, por videochamada, mas a Web Summit é o momento para nós estarmos face to face, ver pessoas que já não vemos há muito tempo, unirmo-nos à comunidade, fazer networking e parcerias”, refere Miguel, que conta há já muitos anos com o acompanhamento da CML para os seus negócios.

O colaborador da Best Tables decidiu, em 2020/2021, lançar a SheerMe, a primeira app de serviços de beleza e bem-estar, através da qual é possível fazer agendamentos e pagamentos de serviços a qualquer dia e a qualquer hora. Para o empresário, o apoio da autarquia sempre foi muito importante: “Eles são facilitadores, unem o ecossistema, abrem portas. Eu, como estou neste meio desde 2009, também me disponibilizo muito para poder ajudar outros empreendedores que estejam dentro do programa de aceleração ou da incubadora deles. Do outro lado, eles ajudam-nos como podem e, apesar de a nossa expressão já ser maior do que Lisboa, dentro de Lisboa a Câmara e a Unicorn Capital tentam apoiar-nos da melhor maneira possível e uma das coisas que fazem é esta nossa ligação com a Web Summit, que é sempre muito positiva. Sentimos que no stand de Lisboa somos sempre bem acolhidos. Acho que há aqui uma parceria bastante engraçada”.

Créditos de imagem:Câmara Municipal de Lisboa

A opinião é partilhada por Carolina Amorim, da EMOTAI, uma startup focada em fornecer serviços de saúde mental totalmente personalizados a empresas e que, para o efeito, utiliza a neurotecnologia para perceber como as pessoas se sentem (por exemplo: se estão, ou não, em risco de burnout ou de ansiedade). “Através da gravação desses dados, conseguimos recomendar o plano mais adequado para aquela pessoa e as suas necessidades, plano esse que pode incluir exercícios de respiração, concentração, meditação, tudo baseado em bio feedback, ou seja, consegue-se ver em tempo real o quão bem está a ser feito o exercício”, explicou.

A empreendedora referiu, ainda, que, em menos de dois meses, a EMOTAI conseguiu reduzir o burnout em 30% e que houve até empresas em que essa percentagem atingiu os 70%. A startup, cuja equipa é composta por sete elementos, dedicou-se mais especificamente à saúde mental no início deste ano e contou sempre com o acompanhamento da CML e da Lisboa Unicorn Capital. “Nós sempre contámos com muito apoio por parte da Câmara, mesmo através da Startup Lisboa. Temos lá o nosso escritório e sempre nos apoiaram muito desde o início, quer seja através de networking ou da criação de eventos que nos dão a conhecer ao mundo. Sempre nos ajudaram dentro da Web Summit, tanto em termos de preparação como para tirarmos o melhor partido da nossa presença lá. A expectativa para este ano é que tenhamos muita afluência no nosso stand, à semelhança da edição anterior, e continuar a conhecer parceiros e potenciais investidores”.

Além das startups já referidas neste artigo, vão estar presentes na Web Summit, com o apoio da CML, outras 25: AssetFloow, Automaise, Bairro, BotsEver, Builtrix, Dimpulse Limited, DomicileO, EMOTAI, FitMindAI, GeekPay, HolyWally, Indie Seguros, Instarent.me, Interface, Leadzai, LogisticsWMS, MIGHTY, Mykor ltd, Mystic, Orna, ProGrow, Purrmi, Sensei, Splink e Swatter Company.

A Web Summit decorre de 13 a 16 de novembro. Uma oportunidade para perceber a realidade atual do mercado tecnológico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa Unicorn Capital leva 30 startups à Web Summit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião