CMVM lança simulador para empresas testarem opções de financiamento no mercado de capitais

Com a sandbox Market4Growth, a CMVM pretende dar às empresas a oportunidade de testar as várias opções de financiamento através do mercado de capitais, num ambiente simulado e de forma personalizada.

A sandbox Market4Growth é a mais recente iniciativa da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que vai permitir a uma empresa simular a sua atuação no mercado. O objetivo é dar às empresas a oportunidade de testar as várias opções de financiamento através do mercado de capitais, “num ambiente simulado e de forma personalizada, em função das suas necessidades”.

Segundo explica a CMVM em comunicado, as empresas que forem selecionadas para a iniciativa vão contactar diretamente com o supervisor e com uma “rede alargada de entidades especializadas”, que irão ajudá-las no processo de diagnóstico de financiamento através do “mercado bolsista ou de capital de risco, simulação de acesso e permanência no mercado bolsista”.

Qualquer empresa nacional ou estrangeira pode aceder à sandbox, podendo beneficiar das “opções proporcionadas pelo mercado de capitais português”. Para se inscreverem, só precisam de preencher um formulário online até dia 19 de janeiro de 2024.

“A seleção das empresas participantes obedece a critérios previamente definidos e relacionados, entre outros fatores, com o grau de intenção de entrada no mercado de capitais e o perfil financeiro e de negócio da empresa”, explica a CMVM.

Assim, depois de um diagnóstico, as entidades selecionadas vão poder experienciar o processo de financiamento através de capitais próprios ou dívida, “incluindo a ligada a sustentabilidade”, ou outras formas de acesso ao mercado, como a venda de parte do capital ou a admissão em mercado, em três fases.

Na primeira fase será feito um diagnóstico do grau de preparação e das necessidades da empresa, quer relativamente ao tipo de financiamento mais adequado, quer às medidas a adotar para iniciar o processo de acesso ao mesmo.

Já na fase seguinte, que se destina às empresas que pretendem testar o acesso à bolsa, será realizada a simulação do processo de financiamento ou de acesso ao mercado. Nesta etapa, as selecionadas vão poder “estruturar os documentos preparatórios”, como prospetos ou relatórios de sustentabilidade, “estruturar um roadshow” e “simular a apresentação da empresa a potenciais investidores e analistas”.

Por fim, na última fase, que é apenas para as empresas que pretendam testar o acesso à bolsa, será feita uma simulação da presença em mercado, nomeadamente com a divulgação de informação relevante e o reporte à CMVM.

“Contudo, as empresas terão sempre a possibilidade de escolher as fases pelas quais querem passar“, alerta o supervisor.

No comunicado, a CMVM garante que, com esta iniciativa, pretende “desmistificar” a ideia de um mercado de capitais “complexo e inacessível” e “potenciar” a entrada em mercado de novas empresas.

Entre os parceiros desta iniciativa estão consultores legais, bancos de investimento, agências de rating, especialistas em governo societário e sustentabilidade, associações profissionais representativas da atividade de capital de risco e a Euronext.

“A sandbox Market4Growth conta também com o apoio transversal de vários parceiros institucionais ligados ao tecido empresarial nacional de natureza privada (associações empresariais e a Startup Portugal) e de natureza pública, nomeadamente a AICEP, o Banco Português de Fomento, o IAPMEI e o Turismo de Portugal”, explicam.

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