BRANDS' ECO Hipoges aposta em sinergias e sistemas de informação para ter vantagem competitiva

  • BRANDS' ECO
  • 22 Novembro 2023

Empresa criou a primeira gestora de fundos de créditos em Portugal, com atenções centradas no imobiliário residencial. O objetivo é “substituir o dinheiro bancário onde ele não chega”.

Em relação aos principais critérios na tomada de decisões de investimento, António Nogueira Leite revela que as metodologias são, basicamente, as mesmas que se adotam em praticamente todas as empresas do setor mas que o facto de terem uma equipa de avaliações muito forte e de fazer parte do grupo uma outra empresa de avaliações (Hemisphere) os ajuda de forma significativa. Nogueira Leite salienta ainda que a Hipoges sempre apostou fortemente nos sistemas de informação e data management que, por isso, acabam por ter uma grande vantagem competitiva. Os casos de sucesso são vários, nomeadamente o de uma escola de arquitetura cujo projeto não foi de fácil aprovação. A Hipoges não baixou os braços e, numa sinergia com jovens arquitetos do concelho e com a própria autarquia local, concretizou o que parecia impossível.

"Recentemente, a Domus, juntamente com a nossa equipa da Hipoges Advisory e com a área de Real Estate, conseguimos fazer rapidamente uma valorização muito significativa de projetos, de dezenas de milhões de euros, na Madeira e no Algarve. A grande vantagem do grupo é a experiência de estruturação de financiamentos e o acesso a dinheiro que pode ser usado para complementar ou substituir o dinheiro bancário.”

António Nogueira Leite, Membro do Conselho de Administração da Hipoges

Já no que diz respeito ao atual mercado imobiliário em Portugal, a visão da Hipoges é que a informação tem de ser passada aos investidores de forma clara, de modo a evitar incertezas regulatórias ou legais. “Há claramente um excesso de procura face à oferta e a parte da procura que o Governo acha que resolveu com as iniciativas legislativas tomadas é apenas residual. Temos de perceber que desde 2013 que produzimos por ano, em média, menos de 25% do que produzíamos em cada ano nos 20 anos anteriores, ou seja, nós não podemos pensar que, sendo necessário renovar o parque habitacional e a população não diminuindo, conseguimos manter a trajetória de acesso do passado se passámos a produzir menos”. A Hipoges assume-se bastante empenhada no mercado português e considera ser imperativo que haja habitação a preços acessíveis para a população em geral, o que implica algumas mudanças como, por exemplo, a revisão do IVA na construção. Quanto à forma como o grupo se mantém atualizado em relação a tendências e regulamentações do mercado de asset management, sobretudo tendo em conta o alcance internacional, Nogueira Leite salienta que, atualmente, a equipa é composta por mais de 1700 pessoas e que isso permite estar sempre a trabalhar em antecipação nos mais variados mercados onde operam.

“A Hipoges foi criada por pessoas bastante jovens que queriam criar um negócio sustentável, mas que também queriam criar as melhores práticas para o negócio. Nunca demos um passo maior que a perna. Temos uma mentalidade de grande agregação interna e uma área de recursos humanos muito interventiva”, garante. A Hipoges coleciona já vários prémios enquanto “empresa feliz para se trabalhar”, muito focada na satisfação de parceiros e clientes. “Temos de cultivar um bom relacionamento com todos os stakeholders, sejam públicos ou privados”, revela Nogueira Leite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hipoges aposta em sinergias e sistemas de informação para ter vantagem competitiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião