Pedro Nuno Santos será o novo secretário-geral do PS

  • ECO
  • 16 Dezembro 2023

O antigo ministro da Infraestruturas é o vencedor das eleições diretas do PS. José Luís Carneiro já felicitou o Pedro Nuno Santos.

Está escolhido o sucessor de António Costa como secretário-geral do Partido Socialista (PS). O candidato a primeiro-ministro pelo PS será Pedro Nuno Santos, que venceu as primárias do partido com cerca de 62%. De acordo com números ainda não oficiais José Luís Carneiro terá ficado nos 36%.

Depois de na sexta-feira ter ganho em 10 das 12 federações que foram a votos, o ex-ministro das Infraestruturas terá vencido no Algarve, em Santarém, Braga, Coimbra, Porto e Viseu.

Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu foram conhecidas na sexta.

Vila Real e Oeste e Madeira foram ganhas por José Luís Carneiro.

José Luís Carneiro já reconheceu a vitória do seu adversário Pedro Nuno Santos e afirmou que já lhe telefonou a dar os parabéns. O ainda ministro da Administração Interna foi à sede do Partido Socialista, mas ao contrário que se se chegou a esperar não se encontrou com o vencedor das eleições internas do partido. “Há um mês parti sozinho para esta candidatura. Em pouco mais de um mês, conseguimos mobilizar militantes, simpatizantes e milhares de cidadãos”, referiu, antes de deixar o Largo do Rato.

Pedro Nuno Santos será o nono secretário-geral do Partido Socialista. António Costa, o ainda primeiro-ministro, foi eleito no dia 22 de novembro de 2014.

Elza Pais, secretária de Estado da Igualdade do segundo Governo de José Sócrates, foi também reeleita este sábado presidente nacional das Mulheres Socialistas.

(notícia atualizada pela última vez às 23h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos será o novo secretário-geral do PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião