Augusto Santos Silva acusa PGR de ter “cultura pouco democrática”
"A resposta da mais alta autoridade do Ministério Público tem sido que estão a atacar o Ministério Público. Isto é uma cultura pouco democrática", reiterou o presidente da Assembleia da República.
O presidente da Assembleia da República acusou a Procuradora-Geral da República (PGR) de ter “uma cultura pouco democrática”, numa entrevista à Antena 3, no programa “Não Podias”. Sem se referir a casos específicos, Augusto Santos Silva criticou a intervenção pública do Ministério Público em “certos processos”.
O programa tinha como tema “não podias discordar”, com o responsável a salientar que “a questão da discordância, e da liberdade de discordância, é uma questão atualíssima”. “E eu vou dar um exemplo atualíssimo, polémico quanto baste para ser atualíssimo”, continuou, “nos últimos dias, várias pessoas, incluindo eu próprio, têm discordado da forma como o Ministério Público interveio publicamente a propósito de certos processos“.
Apesar desta crítica, disse não interessar “quais os processos”. Mas reiterou que “a resposta da mais alta autoridade do Ministério Público tem sido que estão a atacar o Ministério Público”. “Isto é uma cultura pouco democrática”, acusou Santos Silva. Questionado sobre como lidar com essa cultura, o socialista respondeu que é preciso “mais democracia, discordando mais” de opções tomadas pelo Ministério Público.
O Ministério Público e a PGR têm sido alvo de críticas de várias figuras pela forma como lidou com a Operação Influencer, que acabou por levar à queda do Governo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Augusto Santos Silva acusa PGR de ter “cultura pouco democrática”
{{ noCommentsLabel }}