Exclusivo Da habitação ao PRR, do PT2030 à descentralização: os temas quentes para as autarquiaspremium
Antecipa-se um 2024 atolado de inquietudes em relação a dossiers fulcrais como a habitação, saúde ou até descentralização de competências, um peso financeiro que muitas autarquias dispensam.
Este artigo integra a segunda edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.Das autarquias às comunidades intermunicipais é notória a preocupação com o impacto da demissão do Governo na concretização de projetos comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Portugal 2030. Habitação, saúde e educação, a Lei de Finanças Locais e o risco da descentralização de competências cavar um buraco financeiro nos cofres municipais surgem no topo das inquietações para 2024. Daí a necessidade de “continuar a trabalhar com o Governo numa nova Lei de Finanças Locais que permita uma gestão das finanças municipais mais adequada às novas competências transferidas [da Administração Central] para as autarquias” no âmbito da descentralização, defende Luísa Salgueiro, presidente da
Veja todos os planos
Assine para ler este artigo
Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Se já é assinante, Faça Login.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.