5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Janeiro 2024

No dia do início do Fórum Mundial Económico, arrancam as primárias republicanas para as eleições presidenciais nos EUA. Por cá, o Parlamento é dissolvido e o PSD aprova as listas de deputados.

A semana arranca com a dissolução da Assembleia da República e a aprovação das listas dos candidatos a deputados do PSD, pelo Conselho Nacional do partido, para as eleições legislativas. Lá fora, destaca-se o início do Fórum Económico Mundial em Davos e as primárias do Partido Republicano no estado norte-americano do Iowa.

Início do Fórum Económico Mundial

A cidade suíça de Davos volta a acolher, a partir desta segunda-feira, o encontro anual do Fórum Económico Mundial. A 54.ª edição decorre até 19 de janeiro sob o tema “Reconstruir a confiança”. O Relatório sobre Riscos Globais que antecede a reunião anual em Davos, divulgado na semana passada, identificava os impactos das mudanças climáticas, o aumento dos conflitos e as divisões cada vez mais profundas na política como as maiores ameaças ao progresso global.

Dissolução do Parlamento

O Parlamento cessa funções esta segunda-feira, na sequência da dissolução decidida pelo Presidente da República. Desde a demissão do primeiro-ministro, em novembro, os deputados aprovaram a nova versão da lei dos metadados e as alterações aos estatutos das ordens profissionais. Na gaveta ficou a regulamentação do lóbi, devido ao pedido de adiamento da votação na especialidade pelo PSD, bem como o processo de separação de freguesias.

PSD aprova listas para legislativas

O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta segunda-feira, pelas 21 horas, com a aprovação das listas de candidatos a deputados para as legislativas de 10 de março na agenda. Também o Conselho Nacional do CDS tem agendada uma reunião, mas só incluiu na ordem de trabalhos “os critérios” das listas. Os órgãos máximos dos dois partidos já se tinham reunido para aprovar por unanimidade a coligação da Aliança Democrática, que valerá também para as eleições europeias de junho e inclui ainda o PPM. Até agora, apenas foi confirmado que os democratas-cristãos terão dois lugares “claramente elegíveis” nas listas por Lisboa e pelo Porto (que deverão ser ocupados por Paulo Núncio e Nuno Melo, respetivamente), o 16.º em cada um desses círculos eleitorais.

Reunião do Eurogrupo

Os ministros das Finanças dos países do euro reúnem-se em Bruxelas, num encontro em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai apresentar os resultados da visita intercalar dos seus técnicos à área da moeda única, a título do artigo IV. Em agenda estão também os projetos de recomendações sobre a política económica da área do euro para 2024, antes da sua aprovação na reunião do Ecofin de amanhã.

Primárias republicanas arrancam no Iowa

Esta segunda-feira marca também o início das primárias do Partido Republicano no estado norte-americano do Iowa. Apesar dos processos judiciais de que é alvo, Donald Trump é o candidato favorito a vencer a corrida eleitoral para as presidenciais de 2024 pelos republicanos, segundo as sondagens. Depois do Iowa, estado que deu a vitória ao antigo Presidente nas eleições de 2016 e 2020, as primárias continuarão em New Hampshire, no dia 23 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião