EDP pede maior aceleração de projetos renováveis na Europa
Miguel Stilwell considera que a "papelada" e a demora na transposição de projetos podem atrasar a União Europeia na execução de projetos essenciais para a transição energética.
O CEO da EDP criticou a falta de capacidade dos 27 Estados-membros transporem projetos chave para a concretização da transição energética, embora reconheça que a Comissão Europeia tenha “grande visão” quando se trata de apresentar investimentos ao mais alto nível. “O essencial é que os governos nacionais os transponham”, afirmou Miguel Stilwell em declarações à Reuters, à margem do último dia do Fórum Económico em Davos.
A título de exemplo, o presidente executivo da energética analisou os progressos na indústria do hidrogénio verde na Europa — na qual Portugal se pode tornar num produtor e exportador relevante para a Europa — em comparação com a realidade nos Estados Unidos, que tem potenciado o setor através do Inflation Reduction Act.
“Nos EUA, se produzirmos um quilo de hidrogénio verde, recebemos três dólares. Na Europa, temos de apresentar uma sala cheia de documentação“, afirmou, acrescentando que, quando essa papelada é finalmente processada “já o mundo mudou”.
Numa altura em que a Comissão Europeia se comprometeu em produzir 10 milhões de toneladas de hidrogénio “verde” até 2030, e importar outros 10 milhões de toneladas até 2030 — meta que o próprio CEO considera ser “irrealista” dado que a atual produção encontra-se abaixo das 300 mil toneladas — Stilwell defende que a transposição de projetos deve por isso ser mais acelerada.
No início da semana, o CEO da EDP já tinha lançado o mesmo apelo. Em entrevista à CNBC, Miguel Stilwell defendeu que conceitos como one stop shop ou licenciamentos mais digitalizados e padronizados seriam “úteis” para acelerar a transição energética na Europa.
“A Europa está a fazer um trabalho fantástico e a estabelecer uma visão para a transição energética, mas muita da legislação aprovada em Bruxelas ainda não foi transposta para as leis nacionais e não está a ser implementada no terreno. Temos de fazer mais e mais rápido. É o que pedimos”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP pede maior aceleração de projetos renováveis na Europa
{{ noCommentsLabel }}