Venda da Cimpor à Taiwan Cement sem entraves na Concorrência

Regulador português não se opôs à venda de 60% da Cimpor pelo fundo Oyak à Taiwan Cement Corporation (TCC), anunciou a cimenteira esta sexta-feira.

A Cimpor está cada vez mais perto de ser detida na totalidade pela Taiwan Cement Corporation (TCC). Esta sexta-feira, a empresa comunicou que a Autoridade da Concorrência (AdC) não se opôs ao negócio entre a TCC e o Fundo de Pensões do Exército da Turquia (Oyak), que controla 60% da cimenteira portuguesa.

A não oposição da AdC em Portugal significa mais um passo no sentido da concretização da transação, depois de a operação também ter tido “aprovação pela Autoridade de Concorrência turca” no passado dia 18 de janeiro, segundo a Cimpor. “Assim que os processos estiverem concluídos, a Cimpor Portugal Holdings passa a ser detida a 100% pela TCC”, refere a cimenteira.

Segundo o comunicado divulgado esta sexta-feira, “até ao momento, o processo tem decorrido nos timings esperados pelas duas partes, com algumas decisões a serem confirmadas, nomeadamente a posição das autoridades da concorrência de Taiwan e da China”.

“A TCC aumenta a sua participação na Cimpor como sinal de confiança internacional na economia portuguesa”, sublinha a nota, destacando a “capacidade de produção de excelência da Cimpor, aliada aos seus recursos humanos e ao alargado conhecimento em engenharia”. “Elementos determinantes para a decisão da TCC”, frisa.

“Neste sentido, não existirão alterações na estrutura de gestão de liderança e os colaboradores continuarão a fazer parte do caminho de crescimento da empresa no mercado português e internacional”, lê-se no mesmo comunicado. Em novembro, a Bloomberg noticiou que a fatia de 60% da Cimpor seria vendida por 480 milhões de euros, avaliando a empresa nacional em 800 milhões de euros.

Importa recordar que, em simultâneo, o fundo turco está a vender uma participação de 20% na Oyak Denizli Cement à TCC, que já detém 60%. Esta sexta-feira, no comunicado, a Cimpor sublinha que a TCC “tornar-se-á o terceiro maior operador no mercado mundial do cimento” com estas duas transações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda da Cimpor à Taiwan Cement sem entraves na Concorrência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião