Infraestruturas de Portugal chega a acordo para salário mínimo de 900 euros
Remuneração mínima no grupo do Estado vai ser definida nos 900 euros, nos termos de um acordo fechado com seis sindicatos com "representatividade". Empresa também fala em "atualizações" salariais.
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai deixar de praticar salários inferiores a 900 euros, no âmbito de um acordo alcançado com seis sindicatos que estabelece esta remuneração mínima a praticar na empresa, e que também procede a “atualizações remuneratórias”.
“Um dos elementos relevantes da proposta apresentada pela IP e objeto de acordo foi a definição de 900 euros como remuneração mínima a praticar na empresa”, informou esta quinta-feira a IP num comunicado.
O grupo de capital público revelou ter “sido possível chegar a acordo” um conjunto de sindicatos com “representatividade”, nomeadamente SINFA, ASCEF, SINAFE, SINDEFER, FENTCOP e SINTAP, sendo “expectável que outras organizações sindicais igualmente relevantes possam também vir a aderir ao presente acordo de atualização remuneratória”.
Na nota, a IP não refere que outras condições terão sido acordadas com os trabalhadores, nomeadamente o nível da referida atualização. A empresa tem sido fustigada por greves, que têm impactado, por exemplo, a circulação ferroviária, e, em reação ao acordo, o grupo assinala “e congratula-se pelo clima construtivo em que decorreram as negociações”.
Esse clima positivo e as “pontes criadas” permitirão “a continuação da negociação de outras importantes matérias do acordo coletivo de trabalho que vigora nas empresas do grupo IP”, remata a companhia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Infraestruturas de Portugal chega a acordo para salário mínimo de 900 euros
{{ noCommentsLabel }}