DBRS alerta que preços da habitação estão no limite

  • Ana Petronilho
  • 5 Fevereiro 2024

Agência de notação financeira diz que, a curto prazo, Portugal não enfrenta uma bolha imobiliária, mas alerta que os preços das casas continuam a subir e estão a atingir o limite.

Em Portugal, ainda não há uma “bolha” imobiliária, mas os preços da habitação estão a atingir o limite, avisa a agência de notação financeira DBRS.

Numa análise aos últimos dados do Eurostat, a DBRS salienta que, em Portugal, “apesar de um abrandamento” os preços das casas continuam a subir, seguindo a tendência oposta aos países da Zona Euro onde os preços da habitação caíram em média 2,1%.

Os preços da habitação, em Portugal, “continuam a registar uma tendência de subida apesar do desaceleração nos últimos trimestres” que acontece depois da aprovação do “pacote de leis promulgadas pelo Governo para controlar os preços das casas, uma vez que estes se tornaram cada vez mais inacessíveis para os portugueses”, lê-se na análise da DBRS.

Tendo em conta o atual mercado imobiliário residencial, “a taxa de desemprego relativamente baixa e o aumento da procura de casas por estrangeiros no país, não consideramos que o mercado enfrente uma bolha, no entanto, poderá estar a aproximar-se do seu pico em termos de preços”, alerta a agência financeira. No entanto, afasta a “possibilidade de uma queda abrupta dos preços” nos próximos meses.

Uma das razões apontadas pela DBRS para a tendência oposta da evolução dos preços entre Portugal e a Zona Euro é a falta de oferta. A agência de notação lembra que em 2023 foram construídas apenas 16 mil casas sendo este um número que fica bastante aquém da média de 92 mil construídas anualmente há dez anos.

Além disso, a DBRS salienta que também o “aumento da popularidade do país como destino turístico, especialmente desde a segunda metade da década de 2010″, pode ter levado a uma subida dos preços na habitação tendo sido registada uma crescente procura de “expatriados, estrangeiros reformados e nómadas digitais”, que foram atraídos por programas como os vistos gold ou o regime fiscal de residentes não habituais. Esse aumento da procura foi “particularmente sentido nas grandes áreas urbanas como Porto e Lisboa e nas zonas de férias como a região do Algarve”, refere ainda o documento.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS alerta que preços da habitação estão no limite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião